Da Redação do Blog — O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), que disputa a reeleição, triplicou o patrimônio desde sua primeira eleição para deputado federal, em 2010. O gestor declarou à Justiça Eleitoral um total de R$ 1,77 milhão, sendo a maior parte de um apartamento na pomposa avenida Boa Viagem, avaliado em R$ 1,3 milhão. Outros bens são lotes em Serrambi, no município de Ipojuca, e em Pombos, além de diversas aplicações financeiras.
Embora tenha aumentado o seu patrimônio, o prefeito de Jaboatão e candidato a reeleição, Anderson Ferreira (PL) está dando um “calote” em vários candidatos a vereadores de sua chapa. Candidatos e candidatas a vereador e vereadora pelo ‘Podemos’ de Jaboatão dos Guararapes denunciam que até o momento não receberam nenhum recurso do fundo eleitoral, destinado para campanha política. O ‘Podemos’ é um dos partidos que apoiam à reeleição de Anderson Ferreira.
Um total de 18 concorrentes da sigla (sendo 13 homens e 05 mulheres) assinaram um documento, onde solicitam apoio financeiro, à presidente do diretório nacional do partido, Renata Abreu; ao presidente do diretório estadual, Ricardo Teobaldo; e ao presidente do diretório municipal, Belarmino Sousa.
O documento foi elaborado pela candidata Maria Jacelma Alves dos Santos. “Resolvi me posicionar ao Podemos oficialmente por meio de um ofício, junto a outros candidatos, na tentativa de resolvermos esse impasse, que tem causado insatisfação a todos nós”, justificou Jacelma.
‘Estamos trabalhando para eleger os vereadores e vereadoras do partido na nossa cidade e queremos uma posição sobre qual cota caberá ao nosso partido em Jaboatão. E principalmente a cota feminina’, diz um trecho do documento.

Fundo Eleitoral
O fundo eleitoral, cujo nome oficial é Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), é um fundo público destinado ao financiamento das campanhas eleitorais dos candidatos. Alimentado com dinheiro do Tesouro Nacional, ele é distribuído aos partidos políticos para que estes possam financiar suas campanhas nas eleições.
O fundo eleitoral foi criado em 2017 para ajudar os partidos a financiar as campanhas de seus candidatos. Fazer uma campanha eleitoral é um processo custoso e, para alcançar o maior número possível de pessoas, as quantias normalmente são muito grandes.







