Da Redação do Blog — A Organização Não Governamental Aurora Filmes promove cursos gratuitos na área do audiovisual para jovens de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife e também sedia um Cineclube do Ministério da Cultura. Este importante centro de formação e produção audiovisual do Recife funciona há 14 anos na rua da Aurora, em um casarão do século XIX que agora está com a sua estrutura ameaçada, correndo risco de desabamento, devido a uma construção que está sendo erguida no terreno ao lado.
O terreno, que tem apenas quatro metros, pertencia ao Tribunal de Contas do Estado e foi doado para que uma associação particular de auditores construísse uma sede.
A coordenadora da Aurora Filmes, a jornalista Sandra Ribeiro, conta que chamou um engenheiro para avaliar os impactos da obra e recebeu um laudo preocupante alertando que as escavações que estão sendo realizadas no terreno ao lado sob as fundações do casarão oferecem risco de danos e /ou desabamento do imóvel. Além disso, existem dois processos movidos por ela tramitando na justiça para defender o casarão.

“Trata-se da casa onde moro com a minha família e onde funciona a ONG Aurora Filmes. Consequentemente, o risco alcança todas as pessoas que moram, trabalham e estudam no local. Adicionalmente, trata-se da cessão de um terreno público para uma entidade privada sem qualquer motivação que expresse interesse público”, lamenta Sandra Ribeiro.

A jornalista conta que a Associação moveu uma ação contra ela para obrigá-la a assinar um documento. “Usaram de artifícios para me forçar a assinar um documento concordando com a obra, como me recusei a assinar, venho sofrendo agressões. Entre os itens propostos por eles: eu não poderia reclamar de nada e caso o fizesse teria que pagar uma multa de mil reais por dia”, afirma.
Leia a petição e assine o abaixo assinado clicando aqui.