Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Quem Somos
  • Quem é Ricardo Antunes
  • Apoie
  • Newsletter
  • Arquivo
  • Fale Conosco
  • Termos de Uso
Home Esportes

Após multidão em velório, Maradona é enterrado em cerimônia íntima

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
26/11/2020 - 20:54
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Do UOL — O corpo de Maradona foi enterrado na noite de hoje, em uma cerimônia apenas para amigos e familiares, no cemitério Jardín de Bella Vista, situado na periferia de Buenos Aires. O local fica no bairro de Bella Vista e é o mesmo onde estão enterrados os corpos dos pais do ex-jogador. O camisa 10 morreu ontem aos 60 anos.

 

Diferentemente do que aconteceu durante o translado até o cemitério, em que uma multidão foi às ruas se despedir do ídolo, o enterro foi acompanhado por cerca de 30 pessoas. Uma cerimônia religiosa e um clima de dor marcaram o enterro do ex-jogador.

O cortejo chegou ao cemitério de Bella Vista por volta das 19h, após mais de uma hora de translado desde a Casa Rosada, sede do governo argentino na capital Buenos Aires, onde mais cedo foi realizado o velório.

A família decidiu mudar a data do sepultamento – que poderia acontecer no fim da semana – nesta manhã. Durante o translado do corpo de Maradona ao cemitério em Bella Vista, uma grande quantidade de pessoas esperava a passagem do ídolo nas ruas, com carros parados e celulares em mãos para um último registro do adeus a Maradona. Por um momento, não parecia haver pandemia, pessoas se aglomeravam, muitas vezes sem máscaras, nas ruas e pontes.

EL ÚLTIMO ADIÓS A MARADONA

Llegó al cementerio Jardín de Bella Vista el cortejo fúnebre que traslada los restos de Diego Maradona pic.twitter.com/dYvgWfs2IC

— C5N (@C5N) November 26, 2020

O adeus a Diego Armando Maradona, que morreu ontem após uma parada cardíaca aos 60 anos, teve confusão, sangue, lágrimas e um país inteiro parado e mobilizado por um ídolo.

Com mais de dez horas de duração, o velório, aberto ao público, aconteceu na Casa Rosada, sede do governo argentino — foi a primeira vez em dez anos que o local teve uso para um evento do tipo. O velório encerrou oficialmente por volta das 17h (de Brasília). Uma multidão se manteve no entorno da Casa Rosada e o corpo saiu em cortejo para o enterro no cemitério Jardín de Bella Vista, a cerca de 35 km de Buenos Aires.

Iniciada às 6h (horário de Brasília), a cerimônia recebeu, além de familiares e amigos, presenças ilustres como a do presidente Alberto Fernández e do elenco do Gimnasia, último time onde o ex-jogador trabalhou.

O UOL faz, abaixo, um resumo do que foi a emocionante despedida a um dos maiores ícones da história do esporte mundial.

Início tenso

Torcedores argentinos e polícia entraram em conflito durante velório de Maradona Imagem: RONALDO SCHEMIDT / AFPDeo

O velório começou com fila e muita confusão. Isso porque alguns fãs de Maradona acabaram ultrapassando grades de proteção delimitadas pela polícia local na Plaza de Mayo, que fica em frente à Casa Rosada.

O saldo do tumulto, segundo o jornal Olé, foi de uma pessoa ferida – ela teve o rosto ensanguentado no meio do empurra-empurra.

Ex-namorada barrada

Rocío Oliva, ex-namorada de Maradona, afirmou ao jornal Clarín que foi impedida de entrar na parte íntima do velório, destinada a amigos e familiares do argentino.

Depois de uma confusão nos corredores, ela foi orientada por um segurança a voltar minutos depois de o público comum ser autorizado a entrar. O casal ficou junto por seis anos e terminou no início do ano passado.

Diego Armando Maradona com a mulher Rocio Oliva em foto de 2017 Imagem: Eddie Keogh/Reuters

Funcionário de funerária demitido

Um homem que trabalhava na funerária que preparou o corpo de Diego Maradona foi demitido após posar para uma foto com o argentino dentro do caixão.

Segundo o site da TV Todo Notícias, a foto, que mostra Diego Molina fazendo um sinal positivo com uma mão enquanto toca a testa de Maradona com a outra, viralizou em grupos de WhatsApp durante a cerimônia de despedida do astro.

Diego Molina posou para foto encostando no corpo de Maradona já dentro do caixão Imagem: Reprodução/Twitter

Acusação de advogado

Segundo o La Nación, o advogado de Maradona, Matías Morla, foi impedido pela família do ex-jogador de comparecer ao velório.

Longe da Casa Rosada, ele se manifestou no Twitter durante a cerimônia e disparou contra a suposta demora no atendimento ao argentino, considerando o ato como uma “idiotice criminal”.

“É inexplicável que durante 12 horas meu amigo não tivesse atenção nem controle por parte do pessoal de saúde dedicado a esses fins. A ambulância demorou mais de meia hora para chegar, o que foi uma idiotice criminal. Este fato não deve ser esquecido e peço que as consequências sejam investigadas até o fim”, publicou Morla.

Matías Morla, advogado de Diego Maradona, não marcou presença no velório do seu cliente Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Médico com poucas palavras

Por volta das 10h, o médico pessoal de Maradona, Leopoldo Luque, deu às caras na sede do governo argentino.

Ao ser rodeado por jornalistas, Luque apenas lamentou a morte de seu paciente e não quis responder sobre as acusações de Matías Morla.

O médico era uma das pessoas mais próximas de Maradona em seus últimos meses de vida. Ele foi o responsável por publicar a última foto pública do ex-jogador, fato que gerou uma grande rusga nos familiares.

Leopoldo Luque, médico de Maradona, falou pouco ao chegar na Casa Rosada Imagem: Demian Alday Estevez/EFE

União Boca-River

Uma cena rara no mundo do futebol foi registrada durante o velório, provando a importância de Maradona para os argentinos: torcedores de Boca Juniors e River Plate se abraçando.

A cena viralizou nas redes sociais e comoveu milhares de torcedores de outras equipes, que valorizaram o tamanho do ex-jogador no esporte.

Torcedores rivais do River Plate e Boca Juniors se abraçam e dividem luto pela morte de Diego Maradona Imagem: Juan Ignacio Ronconori/EFE

Presidente emocionado

De helicóptero e usando máscaras contra a covid-19, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, marcou presença no velório por volta das 11h.

Visivelmente emocionado, ele chegou a colocar uma camisa do Argentinos Juniors em cima do caixão de Maradona – o clube foi o primeiro profissional do astro.

Logo depois, ao abraçar familiares e amigos, Fernández ficou alguns minutos de pé observando o caixão, já rodeado de artigos deixados pelos fãs.

Alberto Fernández se emociona durante velório de Diego Maradona Imagem: Reprodução/YouTube

Filas, calor e aglomeração

Quem saiu de casa cedo para dar adeus a Maradona em Buenos Aires passou por vários perrengues.

O primeiro deles, sem dúvidas, foi a enorme fila que começava na porta da Casa Rosada. O Canal 5 Notícias informou que a espera para passar por cerca de dez segundos perto do caixão era de até cinco horas.

A temperatura, na casa dos 24° C durante o dia, também não colaborou com os fãs, que acabaram se aglomerando em tempos de pandemia enquanto esperavam para entrar na sede do governo.

Uma fila quilométrica se formou nos arredores da Casa Rosada durante o velório de Diego Maradona Imagem: Ivan PISARENKO / AFP

Horário apertado e nova confusão

Com previsão inicial de término do velório às 16h, a polícia argentina acabou bloqueando algumas partes da fila, já que nem todos os presentes conseguiriam entrar na Casa Rosada antes do encerramento.

A iniciativa não deu certo e desencadeou uma confusão generalizada, com direito a invasões na sede do governo argentino – que ficou fechada por alguns minutos.

De acordo com informações do Canal 5 Noticias, os policiais atiraram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar as pessoas.

A polícia ainda usou hidrantes para jogar água nos torcedores, enquanto alguns fãs arremessaram garrafas e latas nos policiais.

Torcedores pulam o portão e invadem a Casa Rosada no velório de Diego Maradona Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Alberto Fernández, posteriormente, convenceu a família de Maradona a estender o velório para às 19h, três horas depois do planejado pelos familiares do argentino.

Cortejo leva corpo para enterro

Após o encerramento oficial do velório, por volta das 17h (de Brasília), a multidão se manteve reunida em frente à Casa Rosada. Os presentes cantavam e resistiam às investidas da polícia para tentar abrir caminho em frente ao local.

O corpo de Maradona foi levado em um cortejo fúnebre para enterro no cemitério Jardín de Bella Vista, a cerca de 35 quilômetros de Buenos Aires. O velório havia sido prolongado para durar até às 19h, mas foi interrompido por conta das confusões.

Corpo de Maradona segue em cortejo para cemitério Imagem: Juan Mabromata / AFP

O circuito do cortejo teve início na Casa Rosada e passaria pela Avenida 9 de Julho, uma das principais vias de tráfego da capital argentina. O trajeto acabou alterado para evitar o prolongamento do aglomeramento público em meio à panderia do coronavírus. A alternativa escolhida foi a Autopista 25 de Mayo.

O corpo de Maradona deixou a Casa Rosada às 17h45 em um carro, enquanto uma multidão cantava no adeus ao ídolo. A saída se deu sem tumulto. O veículo foi acompanhado de perto por motos e diversas pessoas corriam atrás do carro ao longo do percurso, que teve clima de estádio com cantoria e papel picado.

Tags: ArgentinaFutebol
Compartilhar30Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Argentina prende 3 brasileiros suspeitos de integrar o CV

O Exército argentino se prepara para militarizar a região

Do G1 - Três homens do estado do Rio de Janeiro foram detidos por policiais argentinos quando atravessavam a fronteira do Brasil com a Argentina por uma passagem...

Leia MaisDetails

Leilão do Náutico arrecada R$ 26,5 mil e celebra retorno à Série B

Com informações da Assessoria — O leilão “A Energia virou Acesso”, realizado pelo Clube Náutico Capibaribe em parceria com a plataforma Play For a Cause, encerrou-se com arrecadação...

Leia MaisDetails

“A REGRA É CLARA!”

Futebol Brasileiro

Por Claudemir Gomes - A frase de autoria do ex-árbitro e comentarista, Arnaldo Cezar Coelho, virou um jargão no futebol brasileiro, e tem sido repetida intensamente como forma de...

Leia MaisDetails

Grupo Náutico Forte planeja revitalização na Sede do clube

O grupo é liderado por Hugo Arcoverde

Com Informações da Assessoria - O Grupo Náutico Forte, liderado por Hugo Arcoverde, que caminha para apoiar a reeleição de Bruno Becker, pretende realizar uma revitalização histórica na sede...

Leia MaisDetails

Partido de Milei vence eleições legislativas na Argentina

Javier Milei, presidente da Argentina

Do Estadão - Indo contra as previsões pessimistas, o presidente Javier Milei conquistou uma surpreendente vitória nas eleições legislativas da Argentina neste domingo, 26. Com isso, Milei ganha uma nova chance de...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Poeta Cida Pedrosa vence duas categorias do Prêmio Jabuti

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Brasília Carnaval Coronavírus corrupção Covid-19 DEM Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Fake News Fernando de Noronha Futebol Internacional Investigação Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lava Jato Luciano Bivar Marília Arraes MDB Olinda operação Paulo Câmara PL polícia cívil Polícia Federal PSB PSDB PT Raquel Lyra Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Senado Sergio Moro STF São Paulo União Brasil Vacina Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?