Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Quem Somos
  • Quem é Ricardo Antunes
  • Apoie
  • Newsletter
  • Arquivo
  • Fale Conosco
  • Termos de Uso
Home Economia

Deputado americano propõe barrar carne, soja e petróleo do Brasil como punição por desmatamento na Amazônia

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
27/09/2019 - 21:19
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Por Paola De Orte, especial para O Globo

WASHINGTON – Na primeira semana da volta aos trabalhos depois do recesso de verão no Congresso americano, a Amazônia foi tema de duas iniciativas. O deputado democrata Peter DeFazio propôs uma lei para proibir a importação de determinados produtos brasileiros e também a negociação de um acordo de livre comércio com o país. Já em uma audiência na Comissão de Relações Exteriores, os deputados trataram da crise na Amazônia, focando nas relações entre o governo Trump e o governo Bolsonaro e no papel da China no desmatamento.

O projeto de lei de DeFazio fala em barrar a importação de carne, soja, couro, madeira, açúcar, tabaco, papel, milho e petróleo do Brasil. O texto menciona também proibir que o representante de Comércio americano leve adiante negociações de um acordo de livre comércio com o país, devido à “falha do governo do Brasil em combater agressivamente os incêndios na Floresta Amazônia e o desmatamento”.

A proposta, que tem o apoio de outros 14 congressistas, prevê também a suspensão de assistência militar ao país.

— O presidente Jair Bolsonaro acredita que pode agir impunemente e acelerar a destruição da floresta amazônica e ele precisa saber que há consequências no mundo real para suas ações imprudentes — diz DeFazio.

O encarregado de negócios da embaixada do Brasil em Washington, embaixador Nestor Forster Jr., afirma que esse tipo de iniciativa pode se voltar contra o próprio objetivo de combater o desmatamento. Para ele, punir as empresas que conseguem chegar ao mercado americano é punir o setor da economia que tem o maior índice de comprometimento com a legislação ambiental.

— Eles têm mais condição para isso [obedecer a legislação ambiental], eles têm maior escala pra isso, eles têm equipamento, então cada vez que se coloca uma barreira dessas, o protecionismo disfarçado de meio ambiente, acaba se prejudicando o objetivo que se pretendia alcançar. Então, o que que ficou evidente? A gente quer estímulos, a gente quer premiar quem protege.

Audiência mais amena
Na audiência na Câmara dos Representantes, o tom foi mais ameno e menos combativo com relação às ações a serem tomadas pelos Estados Unidos. Os deputados presentes — quatro democratas e três republicanos — questionaram três especialistas convocados sobre temas prioritários da política externa americana que vão além do meio ambiente, como comércio com a China e a aproximação de Trump do governo Bolsonaro de um modo geral.

O deputado democrata Albio Sires, presidente da subcomissão que convocou a audiência, por exemplo, disse que a ideia não é apontar culpados ou legislar sobre o Brasil, e sim “descobrir o que podemos fazer trabalhando juntos para ajudar a parar o desmatamento”.

— Você não pode só dizer ao governo ‘faça isso, faça aquilo’, precisa ser uma abordagem de dar e receber e isso levará a algum tipo de entendimento.

Sires citou a questão do aumento da venda de soja brasileira à China em decorrência da guerra comercial entre o país asiático e os Estados Unidos. O republicano Ted Yoho focou na questão da importação de madeira ilegal pela China, apesar de o diretor de políticas da International Conservation Caucus Foundation, Bill Millan, afirmar que não tem conhecimento de que essa madeira seja exportada do Brasil.

Para o republicano Francis Rooney, a ideia é discutir como equilibrar o impacto positivo que a Amazônia tem nas mudanças do clima e no mundo “sem prejudicar as capacidades dos brasileiros de desenvolverem seu país”, citando a possibilidade de criação de “certificados verdes”.

O democrata Joaquim Castro se mostrou preocupado com o “comportamento errático” do presidente Jair Bolsonaro e citou o desentendimento com o presidente francês, Emmanuel Macron, e os comentários do presidente sobre a primeira-dama francesa, Brigitte Macron.

Apesar de as apresentações terem focado na Amazônia brasileira, o deputado Juan Vargas citou a questão do uso de terras amazônicas para produção de entorpecentes.

– Espero que as pessoas que usam drogas entendam o prejuízo que levam à floresta, porque não podemos só olhar para os fazendeiros, tem também as pessoas que usam cocaína.

Respeito a soberania
Na audiência, os congressistas não pareceram dispostos a propor um boicote a produtos brasileiros por parte do governo ou a barrar um acordo de livre comércio. O democrata Dean Phillips disse que não considera, no momento, barrar um acordo, mas acredita que há desafios e que todas as opções devem ser levadas em consideração.

— O Brasil é um país soberano, respeito isso. Mas isso tem implicações. A política ambiental não é mais uma política doméstica por si só, é uma política internacional. E é por isso que estou decepcionado que os Estados Unidos não estejam mais no Acordo de Paris e acredito que devemos usar todas as ferramentas disponíveis para nós para afetar mudanças políticas bem pensadas para preservar e proteger o mundo.

Phillips também perguntou, durante a audiência, se era uma coincidência que o presidente Jair Bolsonaro tenha sido eleito em uma plataforma com apoio do setor agropecuário.

O presidente da Earth Innovation Institute, Daniel Nepstad, disse que, apesar de o desmatamento estar chegando a um momento em que os danos podem ser irreversíveis, ele é também fruto de frustrações no país e do sentimento de que o Brasil fez sua parte para mitigar as mudanças do clima com ações e engajamento em acordos internacionais. Para ele, este não é um momento para se afastar de acordos de comércio, e sim para “mandar um sinal de que, se o Brasil continuar em seu caminho histórico de reduzir o desmatamento, haverá benefícios reais”.

– Nós estamos em um momento muito volátil no Brasil em que ações unilaterais que ameacem o mercado com retaliações ao comércio pode realmente ter o efeito contrário.

A diretora do programa de Estudos Latino-Americanos da Johns Hopkins University e colunista da revista Época, Monica de Bolle, que também participou como especialista a dar seu depoimento, diz que o saldo da audiência é positivo e que foi sinalizada “uma preocupação claríssima dos deputados”.

– Embora a presença dos democratas tenha sido maior do que a presença dos republicanos, acho que, dos dois lados, há uma preocupação enorme com o que está acontecendo na Amazônia neste momento e uma preocupação construtiva.

A economista também acredita que um acordo de comércio firmado entre Brasil e Estados Unidos deverá necessariamente incluir normas sobre meio ambiente, como foi feito na renegociação do NAFTA pelo governo Trump.

– Qualquer acordo que venha a ser firmado com o Brasil, seja um acordo de facilitação de comércio ou algo mais ambicioso, vai conter essas normativas, essas exigências. Isso é comércio no século XXI.

O embaixador Nestor Forster Jr. diz que a audiência foi “muito equilibrada” e abordou a “complexidade dos temas envolvidos”. Forster Jr. também afirmou que é parte da rotina da embaixada manter uma ponte com congressistas de ambos os partidos, Republicano e Democrata.

– Isso é o resultado do trabalho da embaixada aqui, um trabalho de diplomacia parlamentar. (…) É um trabalho junto aos assessores dos parlamentares, é um trabalho junto aos deputados e senadores dos dois partidos, sempre, independentemente de qual é a minoria e a maioria.

Compartilhar30Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Pressão politica afasta delegado que descobriu farra das emendas de Ipojuca

O delegado Ney Luiz Rodrigues

Por Ricardo Antunes - A pressão da Câmara Municipal de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, levou ao afastamento do delegado Ney Luiz Rodrigues, que estaca no comando...

Leia MaisDetails

ONU cobra plano para corrigir falhas de segurança e infraestrutura na COP30

Do G1 — A Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou ao governo brasileiro uma reação rápida para solucionar falhas de segurança e problemas estruturais que têm afetado a...

Leia MaisDetails

Paulo Perez é o novo comodoro do Cabanga. Placar foi de 366 x 219

Paulo Perez venceu a eleição com a diferença de 147 votos

Da Redação do Blog – Na maior participação de associados na história do clube da elite pernambucana, Paulo Perez foi eleito comodoro do Cabanga Iate Clube, nesta quinta-feira...

Leia MaisDetails

TJPE silencia sobre o caso. Processo está parado na 3ª Vara

Processo sobre atentando segue sem avanço no Judiciário

Por André Beltrão – O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) silenciou sobre o andamento, na 3ª Vara Criminal, com o juiz Laiete Jatobá Neto, do processo que...

Leia MaisDetails

Jaime Arôxa exalta a dança de salão no 2º Mirante Dançante

A programação inicia às 18h com um aulão de Jaime Arôxa, seguido por baile

Com Informações da Assessoria - O Mirante Dançante está de volta neste sábado, 15 de novembro, no Mirante do Paço, no Bairro do Recife, celebrando a dança de...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Procurador reclama de salário de R$ 24 mil - “miserê” - e causa constrangimento (Veja o vídeo)

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Internacional
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Internacional
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Brasília Carnaval Coronavírus corrupção Covid-19 DEM Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Fake News Fernando de Noronha Futebol Internacional Investigação Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lava Jato Luciano Bivar Marília Arraes MDB Olinda operação Paulo Câmara PL polícia cívil Polícia Federal PSB PSDB PT Raquel Lyra Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Senado Sergio Moro STF São Paulo União Brasil Vacina Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?