Da Redação do Blog — O atual prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP), que tomou posse há pouco mais de um mês, é um dos alvos da “Operação Desmame”, da PF. A operação deflagrada nesta quarta-feira (03), investiga crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro relacionados a contratos de fornecimento de medicamentos e material hospitalar do município.
Marinaldo Rosendo já foi prefeito de Timbaúba no período de 2009 até 2013, quando ainda era do PSB. Em 2016, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública contra ele por ato de improbidade administrativa durante sua gestão.
No segundo trimestre do exercício financeiro de 2012, o então prefeito extrapolou o limite de 54% da Receita Corrente Líquida com despesas com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e não adotou as medidas necessárias para reduzir o excesso de gastos com pessoal em pelo menos 1/3, conforme orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Além do atual prefeito, também são alvos da operação empresários, servidores, ex-servidores e o ex-prefeito Júnior Rodrigues, que sucedeu Marinaldo Rosendo após sua renúncia em 2014. Operação ocorre também em Recife e Olinda. A operação mobiliza 50 policiais federais, que realizam busca e apreensão em dez endereços.