Por Ricardo Antunes — O mistério do desaparecimento, desde o ano passado, de mais de 300 armas de fogo de vários calibres ainda não foi desvendado. O arsenal estava no depósito do CORE (Coordenadores de Recursos Especiais) da Polícia Civil de Pernambuco, num prédio antigo protegido por câmeras e cerca elétrica. Ninguém foi preso e as investigações se arrastam.
Como as armas não tem o poder de evaporar, fica óbvio que algum grupo de policiais tem envolvimento com o caso. Informações apuradas pelo nosso blog, dão conta de que o caso está sendo “escondido” por pessoas que não tem nenhum interesse de buscar os culpados.

Dois delegados foram designados para a investigação. A Polícia não confirma o número exato de armas sumidas, mas não nega o caso. Por aí já se observa o absurdo do evento. Todo mundo sabe que aconteceu, existem ofícios sobre o mesmo, e a direção da SDS ainda nega que tudo tenha ocorrido.
Até agora, apenas cinco comissários do depósito investigado foram removidos para outras unidades. Ninguém foi preso e as investigações se arrastam. Até quando senhor secretário da SDS, Antônio de Pádua, as investigações ficarão assim sem resultados?

SILVEIRA E BELO: JUSTIÇA FOI FEITA?
Difícil achar um foco diferente para o assunto do dia, a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), a mando do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Na mesma data, o cantor Belo foi preso por fazer um show em uma casa de festas do Rio, da qual foi contratado.
Tempos curiosos estes, onde um deputado, por falar, e um cantor, por cantar, são presos. No caso do primeiro, infeliz pregação, mas foi com esta que ele foi eleito e chegou lá. Já o cantor foi contratado por alguém para promover uma aglomeração. O que virá no próximo capítulo?
LOTE DA ESPERANÇA
Pernambuco deve receber em torno de 400 mil novas vacinas na próxima semana, segundo informou o Governo do Estado. O número deve dar uma boa folga e garantir a convocação de novos grupos para tomarem as vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Há relativo espanto com a baixa participação dos pernambucanos nessa etapa, visto que a média de vacinados em relação à população do estado (2,3%) é inferior à média do País (2,6%).
Com a carga, Pernambuco ainda terá menos de um milhão de vacinas, que garante um alcance inferior a 5% da população do estado, de cerca de 9,6 milhões de pessoas, sendo o sétimo mais populoso do país. Os números preocupam, mas não podem desanimar. Ainda há um longo caminho a percorrer.

CINCO CAPITAIS SEM IMUNIZANTE
Se aqui em Recife ainda há uma certa sobra das vacinas, em cinco capitais o estoque terminou. Rio de Janeiro, Salvador, Teresina, Campo Grande e Cuiabá estão sem o imunizante. Em outras seis capitais (Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa e Goiânia) o estoque dura até este fim de semana.
Ou seja, a nova remessa anunciada pelo Ministério da Saúde é mais que urgente. Nesta semana, o governo federal anunciou a compra de 54 milhões de doses da Coronavac, junto ao Butantan.
SALOMÉ
Não existe alternativa. O presidente da Câmara, Arthur Lira, já está convencido de que terá que entregar, como Salomé, a cabeça do tal do Daniel Silveira. Ele brigou com seis ministros. Não ganha mais nada e seu futuro é a prisão domiciliar e, possivelmente, sua cassação.

NEYMAR NOVAMENTE FORA DOS MELHORES
Fugindo ao tema político para dar pitaco em outra seara que, dizem, não se discute: o futebol. Mas é para cravar que, depois da performance de Mbappé e do Paris Saint-Germain frente ao Barcelona de Messi, o brasileiro Neymar pode tirar o cavalinho da chuva na esperança de ser melhor do mundo.
De fora, recuperando-se de lesão, viu o time dar um baile sem a sua presença. Mbappé, mais novo que Neymar, assumiu a responsabilidade e comandou a equipe. O brasileiro terá que comer muita rapadura pra disputar o melhor do mundo, enquanto o francês galgou muitos degraus e o argentino deverá ficar de fora.
FOTO DO DIA

Coluna de Ricardo Antunes, quarta-feira 17/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







