Por Ricardo Antunes — Depois de 72 horas de tensão, o presidente nomeou seu quarto e último ministro da Saúde. Já comandaram o ministério da Saúde, o médico e ex-deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS); o oncologista Nelson Teich; e o general do Exército Eduardo Pazuello.
E por que o último não será substituído? Porque um presidente da República não aguenta ter cinco ministros da Saúde em uma só gestão. Seria uma tragédia e um atestado de incompetência. Simples.
O cardiologista Marcelo Queiroga é um médico respeitado e foi uma boa escolha. Mas, ou ele consegue impor sua gestão, ou vai quebrar o governo.
A obsessão de Bolsonaro para encontrar um médico que defenda o uso de medicamentos sem comprovação científica deve ter fim. O país está à beira dos 300 mil mortos.
“Podemos chegar a 600 mil”, disse a ex-quase ministra, Ludmila Hajjar. Isso tem que parar.
Um médico estuda por 7 ou até 10 anos numa faculdade de Ciências Médicas. Como o nome já diz, o médico estuda ciência e é na ciência que é pautado seu comportamento profissional.
Alguém precisa dizer ao presidente que médico não é a mesma coisa que curandeiro ou feiticeiro.
Nenhum médico, no domínio de suas faculdades mentais, vai prescrever um remédio sem comprovação científica. É o mesmo que pedir a um engenheiro que faça o projeto de um prédio sem os cálculos ou que um advogado redija uma petição sem fundamentação legal.
Parece óbvia essa discussão, mas infelizmente ela acontece durante uma pandemia que está ceifando a vida de quase duas mil pessoas por dia.
Isso tem que ter fim.
TROCA
A mudança no Ministério da Saúde vem no pior momento da pandemia. A média móvel de mortes pela Covid-19 é recorde pelo 17º dia seguido e o país soma quase 280 mil óbitos no total.
NO PALÁCIO
Ao receber um recado de Jair Bolsonaro, a médica Ludhimila Hajjar deixou 80 pacientes em São Paulo, pegou um avião e foi conversar com o presidente, neste domingo (14).

ÓDIO
Quando chegou no seu hotel, já tinham mais de quatro perfis falsos em seu nome. Um áudio — atribuído a ela — chamando o presidente de psicopata, e duas pessoas tentando entrar no apartamento onde iria dormir.
SEM DÚVIDA
Hoje, não teve dúvidas, foi até o presidente, agradeceu o convite, mas não quis aceitar o cargo. “Eu estava pensando no Brasil, acho que me enganei”, disse ela, que já está de volta a SP para cuidar dos seus pacientes. Que coisa.
”O PAU NO GATO”
Todo mundo está metendo o “pau no gato”. O felino, nesse caso, é o governador Paulo Câmara. Não temos mais leitos, as pessoas estão morrendo, mas pelo visto, ninguém quer ficar em casa e dar sua cota de sacrifício.
EM MINAS
Após reuniões com prefeitos, Romeu Zema anunciou, nas redes, que todas as regiões de Minas entrarão na “onda roxa” a partir de quarta-feira (17). Trata-se do conjunto de medidas mais restritivas para conter a Covid-19, que inclui toque de recolher de 20h às 5h.
OAB PE
As eleições para as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil irão movimentar milhões. Uma campanha está estimada , no mínimo, em R$1 milhão. Em Brasília, esse número sobe para 5 milhões.

OAB PE 2
Amanhã nosso blog começa a sabatinar os 4 pré-candidatos. Eles vão dizer por que querem presidir a OAB. Está previsto ainda uma palavra do presidente Bruno Baptista. A avaliação geral é que ele fez um bom mandato. A oposição aposta na chamada “fadiga de material”. À ver.
CLIPE
A Uptown Blues Band, grupo pioneiro da cena nacional de blues e jazz, com mais de 20 anos de estrada, lança nesta quarta (18 de março), às 20h, no Instagram da banda (@uptownbluesband), o videoclipe da música Out of Control (Fora de Controle).

MÚSICA
A canção, com letra e composição assinadas por Giovanni Papaleo, líder do grupo, faz uma alusão direta ao caos gerado pela pandemia do novo coronavírus e às consequências do isolamento social na vida das pessoas, mas trazendo também uma mensagem de esperança para o mundo.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Segunda-Feira, 15/03/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







