Por Ricardo Antunes — Um fato chamou a atenção das pessoas que leram uma das matérias mais importantes do dia. Foi a prisão, por parte da Polícia Federal, de dois hackers que, juntos, fizeram um dos maiores roubos de informações do país.
Eles roubaram dados de, nada menos, que 223 milhões de pessoas. Um dos criminosos foi preso em Uberlândia (MG). O outro, em Petrolina (PE). Ele se chama Yuri Batista Novaes Goiana Ferraz.
Até aí nada demais, o estranho é que nem o NE TV, nem o site do G1 e nem o Jornal Nacional fizeram qualquer imagem do hacker de Petrolina sendo preso no nosso estado. Sorte não teve o seu comparsa mineiro que teve sua foto estampada na chamada do Jornal Nacional.
Bem, já que o pessoal não se deu ao luxo de investigar quem é o hacker daqui, nós vamos divulgar, com exclusividade é claro, sua foto. E amanhã você vai saber mais um pouco da vida desde “gênio do mal”.

SEM EMPREGO
A notícia de que o hacker trabalha na Prefeitura de Petrolina foi dada pela Folha de São Paulo. O blog da Blog de Noelia Brito questionou a Prefeitura de Petrolina sobre o caso. Em nota, foi informado que servidor Yuri Ferraz “será imediatamente exonerado”.

O ESCOLHIDO
Quem teve azar foi o hacker de Minas Gerais. Sua foto foi até chamada do Jornal Nacional na voz de Renata Vasconcelos. Daqui a pouco vamos soltar o vídeo em nosso YouTube.

PRÉ-CANDIDATO
A dúvida que fica, é o que esse hacker estava fazendo em um cargo comissionado na Prefeitura Miguel Coelho (MDB)? O político é apontado com um dos nomes que podem disputar o governo de Pernambuco contra o PSB.
AFASTAMENTO
O subprocurador Lucas Rocha Furtado pediu ao TCU afastamento temporário do presidente Jair Bolsonaro. A representação foi enviada, nesta sexta-feira (19), à ministra presidente da corte, Ana Arraes.
AFASTAMENTO 2
O pedido busca suspender também as funções administrativas dos ministros da Saúde, Casa Civil, Fazenda e de demais integrantes do governo federal identificados como responsáveis pela situação emergencial no atendimento público de saúde da população brasileira. A informação é da CNN.
ALVO
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) virou alvo da Polícia Federal pela suposta prática de crime contra a honra do presidente Jair Bolsonaro após criticá-lo durante entrevista. O pedido de abertura de inquérito foi assinado pelo próprio Bolsonaro por meio da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência e posteriormente conduzido pelo ministro da Justiça, André Mendonça.

MOTIVO
O documento cita uma entrevista à Rádio Tupinambá, de Sobral (CE), em novembro do ano passado, na qual Ciro afirmou que a população, ao não apoiar os candidatos de Bolsonaro, mostrava um sentimento de “repúdio ao bolsonarismo, à sua boçalidade, à sua incapacidade de administrar a economia do País e seu desrespeito à saúde pública”. Também o chamou de “ladrão” e citou o caso de “rachadinha” que envolve seus filhos ao falar das pretensões políticas do ex-juiz Sérgio Moro.
FOTO DO DIA:
Presidente dos EUA, Joe Biden, tropeça ao subir em escada para embarcar no Air Force One nesta sexta (19) — Foto: Eric Baradat

Coluna do Ricardo Antunes, Sexta-Feira, 19/03/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







