Por Ricardo Antunes — Os pontos vulneráveis da exploração sexual de crianças e adolescentes são mapeados pela PRF de dois em dois anos. O último levantamento apontou mais áreas vulneráveis nas estradas pelo Brasil.
No atual mapa da Polícia Rodoviária Federal, existem 3.651 pontos que podem ser perigosos para meninos e meninas. Eram 2.487 em 2017 e 2018. Aumento de quase 50%.
Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia concentram mais locais suscetíveis ao crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. E os postos de gasolina são os locais mais vulneráveis das rodovias.
Para as autoridades, a solução passa pelo Estado, mas também pela sociedade, que pode fazer a sua parte, denunciando casos suspeitos.
O ÚLTIMO DOS VACINADOS
Em live transmitida nesta quinta-feira, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que decidirá se será ou não vacinado após “o último brasileiro” ser imunizado. Com 66 anos de idade, o presidente poderia se vacinar a partir de sábado, segundo o cronograma do governo do Distrito Federal.

PÁSCOA
A Fiocruz publicou uma cartilha nesta quarta (31) recomendando celebrar a Páscoa “apenas com as pessoas que moram com você”. “Feriados como a Páscoa, quando famílias costumam se reunir, tendem a se tornar causas de agravamento da pandemia”, diz nota no blog da instituição.
PLASMA
Cidades paulistas vão participar de estudo com apoio do Instituto Butantan para testar o uso de plasma de pacientes que tiveram Covid-19 no tratamento de pessoas com a doença. Participarão do estudo pessoas com sistema imunológico com capacidade reduzida, com comorbidades e/ou as maiores de 60 anos que receberam diagnóstico de Covid.
DÉFICIT
Março pode ter sido o primeiro mês da história em que o Brasil registra mais mortes do que nascimentos, diz o neurocientista Miguel Nicolelis. De acordo com o médico, Santa Catarina e o Distrito Federal também registram crescimento da taxa de ocupação de UTIs neonatais por bebês que já nascem infectados com o coronavírus.
A PRIMEIRA VEZ
A Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) votou nesta quinta-feira (1), após dois dias de discussão, pelo afastamento de seis meses do deputado Fernando Cury (Cidadania), acusado de importunação sexual contra Isa Penna (PSOL), em dezembro de 2020.

CASTIGO
A aprovação foi unânime: os 86 deputados presentes na sessão foram favoráveis à pena. Cury não estava presente. É a primeira vez que uma casa legislativa no país dá uma punição para um caso de assédio contra uma mulher.
RACISMO
Novas imagens mostram George Floyd implorando a policiais antes de ser morto “Eu não sou um cara mau”, diz homem negro aos policiais em uma nova imagem feita por uma câmera corporal; Floyd se tornou ícone de protestos contra racismo no mundo
DISPOSIÇÃO
Em participação no Programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, a deputada e secretária da Câmara Federal, Marília Arraes (PT), defende o afastamento de Bolsonaro do comando do país, bate pesado no governo de Paulo Câmara e admite disposição em disputar o governo ano que vem.
NA MÍDIA
Depois de receber nosso blog e fazer a Live com o presidente Bolsonaro, o ministro da Cidadania, João Roma, vai acordar cedo amanhã. Ele participa do programa “Nordeste Urgente”, da Rede Bandeirantes, às 6h da manhã para falar sobre a extensão do Auxílio Emergencial.
FOTO DO DIA
Em parceria com a FIESP, Embratur instala “Vacinômetro” na Avenida Paulista. Excelente iniciativa.

Coluna do Ricardo Antunes, Quinta-Feira, 01/04/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.