Com informações da Assessoria de Imprensa — A 3emeio produtora, com incentivo do Funcultura, realiza o laboratório de curadoria “Corpas e corpos na fotografia” com as ministrantes Joana D’Arc Lima e Mônica Cardim.
Na oficina os participantes terão a oportunidade de ampliar seus repertórios a partir da troca com outras concepções artísticas e atividades práticas de criação. Os encontros, que totalizam 30 horas, acontecerão às segundas e quartas-feiras, nos dias 31/05, 2, 7, 9, 14, 16, 21 e 23/06.
As inscrições podem ser feitas até o dia 05/05 através desse formulário, no qual cada participante descreve sobre o trabalho que será desenvolvido ao longo do laboratório. A seleção vai priorizarar mulheres cis e trans, negros, indígenas e pessoas com identidade não cisgênera ou ageneridade.
Voltada para fotógrafos com trabalhos autorais, artistas plásticos, estudantes, curadores, jornalistas, pesquisadores do campo da imagem, entre outros, a oficina vai incentivar diálogos através de rodas de conversa temáticas, da análise de obras fotográficas, investigação da trajetória de ativistas e indicações bibliográficas referentes a narrativas curatoriais.
Com o objetivo de aprimorar formas de comunicar cada projeto, também acontecerão exercícios práticos de criação, observação e escrita, assim como apresentação de estratégias de circulação, mediação com o público, repertório crítico, processo de edição e conceituação de projetos fotográficos.

Como a temática do corpo sempre esteve presente na história e nesse sentido pode ser considerado como produto e produtor de sentidos e discursos na contemporaneidade, as experimentações performáticas da corporeidade, individuais e coletivas se acentuam como uma potência contestatória.
Assim, o laboratório “Corpas e corpos na fotografia” traz a reflexão crítica, política e transformadora acerca da produção fotográfica contemporânea sob a perspectiva do ativismo, visto e retraduzido pela presença dos corpos dissidentes, apresentados em três eixos: Os corpos da Afrodiáspora (mapeamento imagético de artistas negras/os); as corpas LGBTQI+ (diversidade corporal e de gênero) e os corpos como Território-Natureza (etno-ecologia e questões urbanas/territoriais).
Liana, produtora na 3emeio e idealizadora da oficina, identifica que apesar de Pernambuco ter projeção no cenário artístico com nomes importantes que se utilizam a fotografia como meio de expressão, ainda existe um abismo entre o universo da arte e da fotografia: “Isso fica ainda mais evidente nas exposições e prêmios locais, nos quais o fotojornalístico é absolutamente predominante, além da falta de formação com esse enfoque voltada para curadores. Baseada nessa necessidade, foi desenvolvido um projeto de crítica e curadoria de fotografia, a fim de ampliar a discussão sobre a fotografia contemporânea, explorando e experimentando as múltiplas possibilidades e novas narrativas”, afirma.

Laboratório de curadoria “CORPAS E CORPOS NA FOTOGRAFIA”
Realização: 3emeio produção com incentivo Funcultura
Link para inscrição: http://bit.ly/corpasecorpos (até 05/05)
Dias: 31/05, 2, 7, 9, 14, 16, 21 e 23/06.
Horário: Das 18h às 21h nos dias 31, 7, 14 e 23 e das 19h às 21h nos dias 2, 9, 16 e 21.
Carga horária: 30 horas
Mais informações nas redes sociais do 3emeio: Instagram @3emeio e Facebook www.facebook.com/