Por Ricardo Antunes — A rainha Elizabeth II enxugou as lágrimas e foi forçada a chorar sozinha na Capela de São Jorge, durante o funeral de seu marido, o príncipe Philip, no Castelo de Windsor, neste sábado. Devido as atuais recomendações de distanciamento por causa da pandemia, ela permaneceu isolada em relação aos demais membros da família.
É uma imagem reveladora. Tanto do carisma da realeza britânica, como dela mesma, que perdeu seu par, poucos dias antes de fazer 95 anos.
Foi assim que a rainha se despediu do homem com quem esteve casada durante 73 anos, de sua “força e apoio”, em um funeral sóbrio, ao estilo militar, com máscaras e poucos convidados devido a pandemia.

Isso mesmo. A realeza respeita a Pandemia e os protocolos que a mesma impõe até a nós, pobres mortais.
O caixão do duque de Edimburgo estava coberto com seu estandarte pessoal e carregava a sua espada, um chapéu naval e uma coroa de flores.
A rainha chegou à cerimônia enquanto o hino nacional tocava e o Bentley real parou ao lado do caixão, onde ela fez uma pausa pungente para um momento de reflexão, enquanto os canhões disparavam e os sinos badalavam em memória do duque.

Seguindo atrás do caixão estava a procissão real, liderada pelos filhos de Philip, o Príncipe Charles, a Princesa Anne, o Príncipe Andrew e o Príncipe Edward. Os netos, incluindo o príncipe William e o príncipe Harry, o seguiram, mas os irmãos rivais foram separados por seu primo Peter Phillips.
A cerimônia começou com um minuto de silêncio, antes do início do rito religioso em São Jorge, capela gótica do século XV, localizada no Castelo de Windsor, de quase mil anos, cerca de 50 km a oeste de Londres.
O caixão de Philip foi enterrado no jazigo real da Capela de São Jorge. Os restos mortais do duque de Edimburgo permanecerão lá até que a monarca se reúna com ele após sua morte. O casal reunido ficará então na Capela do Memorial do Rei George VI, pai de Elizabeth II.

O príncipe consorte, falecido em Windsor, em 9 de abril, dois meses antes de seu centésimo aniversário, foi companhia constante de Elizabeth II, coroada com apenas 25 anos, em 1952, quando o Reino Unido se reconstruía após a Segunda Guerra Mundial, e seu império começava a perder força.
A monarca publicou neste sábado uma foto comovente do casal descontraído no Parque Nacional Cairngorms da Escócia, em 2003.
Imagens de momentos marcantes do casamento foram divulgadas nas redes sociais da família real.

Os funerais da realeza britânica geralmente têm grande alcance, aperfeiçoados ao longo dos anos e assistidos por monarcas e líderes de todo o mundo.
Mas as restrições impostas pelo coronavírus obrigaram a modificar os planos de sepultamento de Philip, que se limitaram a 30 convidados íntimos com máscaras e distanciamento de segurança.
É isso.
”BOMBANDO”
Com um novo boom das commodities (produtos básicos, como petróleo, grãos e minério) no mercado internacional, o Brasil deve voltar a fechar em 2021 as contas externas no azul após 14 anos. De acordo com o Banco Central, depois de um rombo de US$ 12,5 bilhões no ano passado – já considerado baixo para os padrões brasileiros – a estimativa é de saldo positivo de US$ 2 bilhões em 2021, o primeiro superávit desde 2007.

NO AZUL
A última vez em que o resultado ficou no azul ocorreu no boom global das commodities do começo deste século, quando o Brasil registrou superávits por cinco anos consecutivos a partir de 2003.
PERFIL
Se na primeira onda de Covid-19 os idosos eram considerados o grupo de risco, após um ano de pandemia, o perfil mudou. Um levantamento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) mostrou que, em março, 52% das internações nas unidades de terapia intensiva foram de pessoas com até 40 anos. Ou seja, não existe mais grupo de risco.
PRESENTE
O ex-ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, deve ganhar nos próximos dias o comando da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme). Neste sábado, Bolsonaro, em uma demonstração de confiança no militar que deve ser um dos principais alvos da CPI da Pandemia, levou o ex-ministro para uma viagem ao interior de Goiás, onde, sem máscara, causou aglomeração, apesar de o país registrar diariamente mais de 3 mil mortes por dia.

AO LADO
A secretaria de Modernização é subordinada à Secretaria-Geral da Presidência, chefiada pelo ministro Onyx Lorenzoni, e atualmente tem à frente o procurador da Fazenda Nacional, Sérgio Augusto de Queiroz. Se confirmado no cargo, Pazuello passará a despachar do Palácio do Planalto.
QUEDA
O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) sofreu um acidente de quadriciclo neste sábado, no Ceará. Ele foi atendido na Unidade de Pronto de Atendimento do Pecém, na cidade de São Gonçalo do Amarante. O senador sofreu uma luxação no ombro direito, de acordo com o advogado
RESGATE
Um tripulante de um navio turco foi resgatado em alto-mar, neste sábado (17), pela Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a corporação, a ação ocorreu a cerca de 240 quilômetros da costa brasileira. O homem seguiu de helicóptero para um hospital no Recife, destino final da embarcação.

PACIENTE
O paciente, o turco Bayram Gulaci, de 51 anos, tinha sintomas de apendicite aguda e precisava ser operado imediatamente. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do homem.
MAIS UM VANDALISMO
Uma estátua em homenagem ao ex-governador Miguel Arraes foi alvo de depredação, na Praça Ministro Salgado Filho, em frente ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Zona Sul da cidade. A arte do braço e mão direitos foram arrancados, bem como a mão esquerda e a parte que simbolizava um chapéu de palha. Lamentável.
DOMINGO DO REI
Logo após o Domingo Espetacular, o Câmera Record exibe neste domingo (18), o especial Os Tesouros do Rei, em comemoração aos 80 anos de Roberto Carlos. São imagens raras e históricas de apresentações descobertas no arquivo da Record TV.

QUEM EXPLICA?
Já no Fantástico, vários artistas também vão fazer uma homenagem a Roberto Carlos. E uma matéria vai tentar explicar o fenômeno de Roberto Carlos que faz 8.0 nessa segunda (19).
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sábado, 17/04/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







