Por Ricardo Antunes — O presidente do PSL, Luciano Bivar, sinalizou que será difícil o presidente Jair Bolsonaro retornar à legenda para buscar a reeleição. Ele afirma que o partido “nunca foi de direita”, e que almeja ter uma candidatura em 2022 que respeite as instituições e siga uma agenda liberal. Ele vê dificuldades de compatibilizar esses objetivos com os de Bolsonaro.
— E eu não acredito que o presidente saia da sua linha.
Bivar criticou ainda o “extremismo” e garantiu que não é possível expulsar quadros sem nenhuma justificativa plausível. Uma das condições de Bolsonaro para o retorno era a saída de desafetos.
— Nunca podemos dizer assim: “Você está fora do partido por uma exigência desse ou daquele candidato”. Não faz sentido. Sai do partido se quiser.
Bivar criticou ainda a condução do governo federal durante a pandemia. Entende que Bolsonaro errou, o que está demonstrado na “quantidade de mortes”.
Amanhã o blog vai trazer a entrevista completa do deputado federal e presidente do PSL a O Globo.

AUSÊNCIA
Filipe Martins, o assessor internacional de Jair Bolsonaro, nem tem mais frequentado o Palácio do Planalto por causa da encrenca que arranjou, depois que fez numa sessão do Senado um gesto associado aos supremacistas brancos.
EM OUTRO LUGAR
Deve muito em breve ser ejetado do atual cargo, em que ocupa uma sala no palácio. Mas não sairá do governo, diz Lauro Jardim.
TEMOR
Aliada do presidente Jair Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) ingressou com ação na Justiça Federal para impedir que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) seja relator da CPI da Covid.
ARREPENDIMENTO
Com minoria na comissão, o Palácio do Planalto cedeu e aceitou o acordo fechado por senadores independentes e de oposição que definiu Renan na função. O emedebista tem feito duras críticas à gestão federal no enfrentamento da pandemia.
PRESSÃO
Senadores da linha de frente da CPI da Covid vão fazer pressão para que o colegiado seja instalado esta semana. Eles avaliam que o adiamento sinalizado por Rodrigo Pacheco dá força à estratégia do Planalto de minar o nome de Renan Calheiros e derrubá-lo da relatoria das investigações.

SANGRANDO
Para parlamentares da CPI, o possível adiamento tem o dedo do Planalto para que Renan passe mais tempo sangrando e exposto a ataques enquanto não é confirmado no cargo. A avaliação é que a aposta do governo que, alvejado por um imenso volume de denúncias, o ex-presidente do Senado desista da missão e ceda a vaga a um colega mais controlável.
COMÉDIA
Rodrigo Maia (DEM) e Arthur Lira (PP) trocaram farpas pelo Twitter sobre o Orçamento 2021. Tudo começou quando Lira publicou que seu antecessor dificultou a aprovação do orçamento por ‘compromissos políticos’. Maia, que critica diversos pontos do texto, replicou o post com figurinhas de risada e completou: “O presidente da Casa virou humorista. Aliás, defender a sanção do orçamento de 2021 só pode ser uma piada.”
PLÁGIO
Nomeada dias atrás para a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, Cláudia Queda de Toledo, terá que dar explicações sobre a sua dissertação de mestrado, apresentada em 2008 na PUC-SP, que contém trechos copiados de outras obras, às vezes integralmente, ou com pequenas alterações de palavras.
DESMATAMENTO
O desmatamento na Amazônia atingiu em março passado o pior índice para o mês nos últimos dez anos, segundo um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgado nesta segunda-feira. Foram 810 km² desmatados da Amazônia Legal, área equivalente à cidade de Goiânia.

AGRO
O governador Paulo Câmara reafirmou, na manhã desta segunda-feira (19), o compromisso com a agricultura familiar, durante o 7º Grito da Terra Pernambuco – 2021, com o tema Agricultura Familiar: Cuida da Terra e Alimenta o Mundo.
GRITO DA TERRA
O evento, realizado por videoconferência pela Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), debateu a pauta de reivindicações que foi protocolada na última quarta-feira (14.04) junto ao Governo do Estado, solicitando ações e políticas de fortalecimento da agricultura familiar.
CARINHOSO
A música “Carinhoso” é a canção brasileira mais regravada no país, segundo um levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A letra de Pixinguinha e Braguinha tem 411 gravações registradas.
AQUARELA
A música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, é a 2ª colocada no ranking com 409 interpretações. Na lista das 5 primeiras colocadas aparecem também “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes (402 gravações), “Asa branca”, de Humberto Teixeira e Gonzagão (316 gravações), e “Manhã de carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria (290 gravações).
ANIVERSÁRIO DO REI
Você, que já faz parte do nosso grupo no telegram, recebeu as nossas matérias especiais e várias músicas do aniversariante do dia, o “Rei” Roberto Carlos.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Domingo, 18/04/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.