Por Daniel Júnior, da Redação do Blog – Estruturas feitas, na maioria das vezes, de concreto, utilizadas para embelezar imóveis e para proteger as pessoas da chuva e dos raios solares, as marquises (ou fachadas) de prédios situados no Recife, principalmente dos mais antigos, tornaram-se um perigo para quem circula na capital pernambucana.
Na última segunda-feira (19), mais uma fachada, desta vez do Edifício Inalmar, na Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, desmoronou e atingiu dois homens que estavam nas proximidades do local. Além de provocar susto em diversas pessoas, o incidente deixou as duas vítimas com ferimentos.
Um dos feridos foi um comerciante, um vendedor de coco de 28 anos. Ele recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no próprio local e não precisou ser transferido para um hospital.
A outra pessoa atingida pela estrutura foi um cliente do quiosque de coco. O jovem de 27 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Os dois passam bem.

Acionada, a Defesa Civil do Recife informou que realizou vistoria no prédio. O órgão ainda garantiu que notificou os responsáveis para que tomem as medidas necessárias para evitar novas ocorrências como essa.
Mais casos:
No último dia 02 de março, uma pessoa ficou ferida após a queda de uma marquise de uma loja em Brasília Teimosa, na zona sul da capital pernambucana.
Depois do acidente, a Prefeitura do Recife informou, por meio de nota, que a Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec) isolou o local e determinou ao proprietário que retirasse pequenas partes da fachada ainda com risco de queda.
Morte:
Na manhã do dia 08 de fevereiro de 2021, uma idosa de 60 anos morreu ao ser atingida por um pedaço de fachada que se desprendeu do Edifício São Cristóvão, na Rua da Aurora, no Centro do Recife.
A vítima, identificada como Célia Cesária de Barros, morreu no local, de acordo com o Instituto de Criminalística (IC).
Segundo um integrante do Conselho Fiscal do Edifício São Cristóvão, o prédio existe há 47 anos e tem 16 andares, totalizando 293 unidades, divididas entre apartamentos e escritórios. No térreo, há também algumas lojas.
