Por Ricardo Antunes
Como se não bastasse falar demais, o presidente Bolsonaro continua “mal aconselhado”, como disse o presidente do PSL, Luciano Bivar. A irritação aumentou essa semana com a escolha do professor Alfredo Macedo Gomes para comandar a UFPE. Gomes é petista de carteirinha, como mostra o documento que o blog teve acesso e que está no final da matéria. Digitais de FBC também foram encontradas nessa nomeação.
A escolha causou constrangimento entre os “bolsonaristas” que praticamente sofreram nova humilhação por parte do líder do governo no senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB). Os bastidores dessa nomeação o blog traz no final de semana para você.
A lista tríplice era composta por Alfredo Gomes, diretor do Centro de Educação (CE), Ricardo Medeiros, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), e Sérgio Abranches, também do Centro de Educação (CE). Nada, no entanto, obrigava o presidente a fazer tal escolha, principalmente na área de educação considerada pelo próprio presidente um setor “aparelhado pela esquerda”.
Alfredo Macedo Gomes tem 55 anos, é docente do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) do Centro de Educação (CE), do qual é diretor desde 2016. Graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995).
Alfredo possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011). A assessoria de FBC não retornou nossas ligações para comentar o caso.
60 dias antes das eleições o novo reitor assinou documentos de partidos de esquerda contra Bolsonaro. Confiram.

Brasil. Carta aberta ao PT, PDT, PSB, PCdoB e PSOL _ Kaos en la red (1)







