O vereador suplente de Ilhabela, no litoral de São Paulo, Felipe Garcia dos Santos, conhecido como Felipe Caranha, do PP, foi preso na última quinta-feira (20), por prática de pesca ilegal. Caranha é do mesmo partido político do Prefeito de Ilhabela, Tonhinho Colucci, e assumui uma vaga no legislativo municipal no fim de março desse ano enquanto a presidente da Câmara Municipal, Diana Matarazzo, do PL, se afastou das funções por estar com suspeita de Covid-19. Pela proximidade com o prefeito, Felipe Caranha é cotado para ser secretário de pesca do Município.
De acordo com a Marinha, Felipe Caranha e outras duas pessoas estavam pescando em alto mar na Ilha de Alcatrazes, em Ilhabela, uma área de preservação ambiental, quando foram flagrados por uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ao perceberem a aproximação dos agentes de fiscalização o grupo fugiu do local, mas foram perseguidos por quase 2 horas em alto mar. O trio foi preso quando o barco em que estavam ficou sem combustível.

Durante a perseguição, o grupo arremessou diversos equipamentos e itens de pesca ao mar, mas parte deles foi recuperado pela equipe do ICMBio. O trio foi encaminhado a delegacia da Polícia Federal de São Sebastião.
O proprietário da embarcação foi notificado Capitania dos Portos por falta de documentação, identificação e equipamentos de segurança. A embarcação, também não possuía dotação para navegação em mar aberto, quesito obrigatório para navegar em Alcatrazes.
Além da notificação da Marinha do Brasil, os pescadores foram multados por pesca em área proibida, poluição ambiental e por dificultar a fiscalização, uma vez que os autuados lançaram vários objetos no mar e não colaboraram com a abordagem. As multas totalizaram R$ 90 mil.
A embarcação permanece apreendida até o julgamento dos autos de infração. Os autuados foram alvo de diversas denúncias anteriores feitas pela população, sendo um deles já reincidente.
A fiscalização suspeita que a pesca irregular em Alcatrazes abasteça restaurantes de Ilhabela e São Sebastião.