Por causa da alta da pandemia, Itamaracá, no Grande Recife, fechou o acesso para pessoas que não moram, trabalham ou prestam serviços na ilha. O Decreto tem validade até 6 de junho. Com isso, a prefeitura proibiu a entrada de furgões, vans, ônibus de turistas e Kombis com placas de outros municípios.
Esta é a segunda vez que a atual gestão municipal adota uma medida desse tipo. Entre os dias 18 e 28 de março de 2021, a prefeitura restringiu a entrada para moradores e trabalhadores, bem como montou barreiras sanitárias.
De acordo com o decreto, de 26 de maio, o “acesso ao município fica restrito a moradores, trabalhadores e quem possui residência na cidade, devendo fazer sua devida comprovação na barreira sanitária”.
A prefeitura justificou que adotou essa medida para seguir a determinação do governo do estado. Nos fins de semana, a partir de sábado (29), cidades da Região Metropolitana e Zona da Mata só permitirão o funcionamento de serviços considerados essenciais.
Para passar pelas barreiras sanitárias, instaladas após a Ponte Getúlio Vargas (único acesso terrestre à ilha), é necessário apresentar um comprovante de residência no município.
Itamaracá registrou, desde o início da pandemia, 743 casos de Covid e 23 mortes. Dede janeiro de 2021, a ilha aplicou 5.557 vacinas.