Políticos das diversas alas partidárias do país lamentaram, através das redes sociais, a morte do ex-presidente da República Marco Maciel, de 80 anos, na manhã deste sábado, 12, vítima de complicação de Alzheimer – doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes.
O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou luto oficial de sete dias no estado, e disse que Maciel sempre defendeu suas posições com ética, e prestou solidariedade a família do político pernambucano.
“Com a morte de Marco Maciel, o Brasil perde um político que sempre esteve aberto ao diálogo e ao entendimento. Ao longo de sua trajetória como deputado, governador, senador, ministro e vice-presidente da República, Marco Maciel defendeu suas posições com ética e elevado espírito público. Características que também o destacaram na Academia Brasileira de Letras. Presto minha solidariedade à dona Anna Maria Maciel, aos filhos e demais parentes e amigos.” escreveu o governador.
O Ministro da Cidadania, João Roma, que é pernambucano, afirmou que o Brasil desfrutou de um político de grande dimensão, e que Maciel foi protagonista na história do país.
“Marco Maciel, o Marco de Pernambuco, foi, sem dúvida nenhuma, um dos principais pilares da política pernambucana nos últimos tempos. Ele preparou e foi referência para toda uma geração de políticos, ele era, sem dúvidas nenhumas, uma inspiração para aqueles que tinham vocação para a atividade política e ele era, de fato, um símbolo de abnegação pela causa pública.”, disse o ministro.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP) lembrou que Maciel se preocupou com o desenvolvimento regional e focou em levar água para o sertão.
“Pernambuco perdeu, hoje, um dos políticos mais importantes da sua história. Lamentamos profundamente a morte de Marco Maciel, alguém cuja trajetória se cruza com episódios marcantes do nosso Estado.. Como governador, olhou para a seca e pensou no desenvolvimento regional, priorizando o Porto de Suape. Foi um homem público com posições firmes, que valorizava o diálogo e o entendimento, elevando as questões políticas de Pernambuco à vida nacional. Merece nosso respeito e admiração pelo caminho que trilhou, inspirando as pessoas com a sua seriedade e comprometimento. Que Deus conforte seus familiares e amigos nesse momento de despedida e que seu espírito possa descansar em paz.”, escreveu o presidente da Alepe
Armando Monteiro, ex-senador, lembrou que Marco Maciel sempre foi um cidadão exemplar. “Como político, Marco Maciel encarnou as maiores virtudes republicanas, de honradez e dedicação às melhores causas. Como cidadão exemplar, nos deixou lições de moderação, equilíbrio e civilidade, que devem ser sempre valorizadas, especialmente neste tempo em que vivemos. Uma grande perda para o Brasil. O meu abraço a Dona Ana Maria e familiares.”

Em nota assinada por ACM Neto, o Democratas, partido que Maciel ajudou a fundar, se despediu do advogado. “Marco Maciel foi um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país.”
O ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho (DEM), lamentou a perda de Maciel em um momento difícil da política nacional. “No momento que o país precisa construir consensos, o Brasil perde o maior símbolo da política do diálogo: o pernambucano Marco Maciel. O Democratas perde um de seus maiores líderes. Perco um amigo, conterrâneo e exemplo de ética a ser seguido. Uma referência pessoal e política.”
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) ressaltou o espírito público que o ox-senador sempre teve em sua trajetória política. “Lamento a morte do ex-vice-presidente do Brasil, Marco Maciel. Homem decente e de espírito publico, dignificou as melhores tradições pernambucanas na política brasileira. Meus sentimentos à família e amigos.”
O deputado Federal Augusto Coutinho (Solidariedade) divulgou uma nota lamentando a morte de Maciel e lembrando da importância dele na política.
“Deputado federal, deputado estadual, senador, governador, ministro da Educação e vice-presidente da República em duas ocasiões, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Passou por todas essas funções trabalhando incansavelmente pelo nosso estado e deixando um legado de honestidade, humanidade e lealdade a Pernambuco. A sua dignidade, honestidade e espírito democrático na vida pública é um orgulho de Pernambuco e é um exemplo para esse Brasil que precisa tanto de homens como ele. A política brasileira fica mais pobre sem o nosso Marco.”, escreveu
O Senador Álvaro Dias (Podemos), prestou solidariedade aos amigos e a família do Pernambucano. “Falece Marco Maciel, ser humano exemplar. Cordial, discreto, estudioso, construtivo, deixa sua marca e coleção de bons exemplos. Meus sentimentos! Solidariedade à família e amigos.”

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) lembrou a amizade que tinha com o ex-vice presidente e ressaltou a importância de Marco Maciel na política brasileira.
O líder do governo no Senador, Fernando Bezerra Coelho (MDB), divulgou uma nota afirmando que Marco Maciel deixa um legado para a política do país.
“O Brasil perde um de seus mais ilustres filhos. Com uma trajetória política marcada pela integridade e compromisso com interesse público, Marco Maciel foi exemplo de diálogo e conciliação em todos os cargos que ocupou. Como vice-presidente da República, soube a exata dimensão do cargo, que exerceu com ponderação sempre em busca do bem comum. Como governador de Pernambuco, trabalhou pelo desenvolvimento do semiárido, missão que ainda nos desafia. Deixa legado que inspira todos aqueles que acreditam que a política é um instrumento de transformação do País. Meus sinceros sentimentos e solidariedade à família e aos amigos.” escreveu FBC.
Raul Henry, presidente do MDB em Pernambuco, destacou que Marco Maciel sempre teve disposição ao diálogo, inclusive com os adversários. “Um homem exemplar em tudo. Sua vida é uma síntese de muitas virtudes: coerência, lealdade, decência no trato da coisa pública, capacidade de trabalho e visão de futuro, cordialidade e disposição para o diálogo, inclusive com os adversários e, sobretudo, espírito público. Deixa um enorme legado, e fará muita falta ao nosso país”, destacou.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), expressou tristeza ao falar da morte de Maciel. “Triste com a morte do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Aos familiares e amigos minha solidariedade neste momento de dor”, escreveu em sua conta no Twitter.

Deputado Federal e Presidente do PSD Pernambuco, André de Paula, agradeceu o exemplo que o político deixou para todos.
“Um amigo, um exemplo, um líder. Agradeço a Deus, todos os dias, pelo privilégio que tive de conviver intensamente com Marco Maciel. De tê-lo como professor e fonte permanente de inspiração.
A dona Anna Maria e aos seus filhos, Gisela, João Maurício e Maria Cristiana, meu abraço solidário, a manifestação do meu pesar, pedindo a Deus que os abençoe e conforte neste momento tão difícil de dor e de despedida. Vai-se o homem, fica o exemplo. Obrigado, Marco Maciel!”.
A deputada Federal Marília Arraes (PT), escreveu nas redes sociais “Diante do falecimento do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, a deputada federal Marília Arraes (PT/PE) externa sua solidariedade aos familiares e amigos do pernambucano.”
O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, prestou solidariedade à família do ex-presidente.

Júlio Lóssio ex-prefeito de Petrolina:
“O extraordinário ser humano Marco Maciel foi hoje para a morada dos céus. Que Deus conforte a todos da Família e os amigos. Marco era dotado de uma inteligência e cultura excepcionais, lealdade, seriedade e amor pelo Brasil, foi um exemplo”
Perdemos um expoente da política Brasileira. Um Homem de gestos com os aliados e muita tolerância com os adversários. Sempre buscou o diálogo como forma de fazer política. Fará muita falta à política Brasileira, sobretudo nos dias atuais, com tanta carência de diálogo entre os que pensam diferente. O Brasil precisa de mais “Marcos”. Tive a alegria de caminhar ao seu lado na sua última disputa política. Aliás, não foi só uma alegria, foi uma grande honra. Que Deus o receba em um bom lugar.
Representando o Judicário nacional, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro Humberto Martins destacou que Maciel também era advogado e sempre atuou com zelo em todas as funções que desempenhou.
“É com pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Advogado, professor e político, o pernambucano Marco Maciel também foi deputado, governador e senador, tendo exercido com zelo e eficiência todos os cargos, prestando relevantes serviços ao país. Deus conforte os seus familiares, ao tempo que apresento minhas condolências e solidariedade”.

O Deputado Estadual Guilherme Uhôa Júnior (PSC) lembrou da amizade que Maciel tinha com o pai dele. “Pernambuco e o Brasil amanheceram de luto pela perda de um dos seus mais valorosos filhos, um grande amigo do meu pai e um político com uma trajetória de referência, exemplar e conciliadora, que honrou a política, exercendo-a com ética e espírito público. Nesse momento de tristeza e saudade, nos solidarizamos com seus familiares e amigos. Descanse e paz, Marco.”
O Professor Fernando Freire afirmou que o legado que Maciel deixou na política brasileira será repassado para as futuras gerações, que o ex-governador foi um dos maiores políticos da história.
“O Macielismo formou políticos, influenciou uma geração de gestores públicos. Tenho a honra de trabalhar há mais de trinta anos com André de Paula, maior seguidor desta corrente politica. Posso dizer de peito aberto e com muito orgulho, que sou desta escola! Fica agora a história. Seu legado será por nós repassado para as novas gerações. No momento em que a política mais precisa ser feita com “P” maiúsculo sua vida será uma luz para iluminar tempos tão sombrios. Vá com Deus Doutor Marco, na sua partida para a eternidade eu o aplaudo de pé.”, disse o professor.
Romildo Gomes Filho e família:
“O Brasil hoje perde uma das suas maiores referências democráticas… Um homem, um amigo, um líder…um Marco Maciel! Ainda jovem, vi meu pai (Romildo Gomes), ser líder de seu pai (José do Rêgo Maciel) na Prefeitura do Recife.
Construí minha identidade política com suas referências coerentes e honestas, e assim segui os seus passos na ideologia, pensando num futuro com respeito e dignidade. Casado com Ana Maria, construiu uma família abençoada.
E hoje terminou o seu ciclo nessa etapa terrena…eu perco um amigo, um homem que fez e faria hoje grande diferença numa fase de tanta turbulência que nosso país está passando! Deixo aqui meus sinceros sentimentos a D. Ana e família, desejando que Deus lhe acolha, pois o que fez pelo POVO, terás um lugar especial na etapa celeste! Um abraço fraterno do amigo”.
José Humberto de Moura Cavalcanti Filho, Superintendente da Escola do Legislativo – ELEPE:
“Pernambuco perde hoje, 12 de junho de 2021, o mais importante vulto da história política do Estado e do país, Marco Antônio de Oliveira Maciel.
Estudante notável de Direito, Líder estudantil ativo e respeitado, muito jovem Deputado Estadual, Deputado Federal, Presidente da Câmara dos Deputados, Governador do Estado, Ministro da Educação, Vice Presidente da República e muitos outros cargos, funções e Missões, destacando, sobretudo, o perfil de um político probo, um homem educado e de fino trato, de consciente e convicta honestidade pessoal, por fim, um homem que todos devem tê-lo como um exemplo a ser seguido.
O nosso Estado empobrece, ao mesmo tempo nos privamos de um daqueles símbolos, que pronunciávamos, de boca cheia, um “Verdadeiro e Ilustre Cidadão”.
Prateamos, portanto, a nossa melhor referência.
Que Deus o tenha no merecido lugar e que nos permita seguir os seus exemplos.
O Movimento Pró-Pernambuco divulgou nota de pesar se solidarizando com os familiares e amigos do ex-presidente.
“Sua partida representa enorme perda para a política brasileira. Marco Maciel foi um dos políticos mais conciliadores de sua geração e deixará um legado de honradez a todos os brasileiros. Desejamos conforto à sua espoa Anna Maria e a seus filhos. Que Deus os ajudem a superar a dor deste momento de luto.”







