Por Ricardo Antunes — Embora não tenha se aproximado do número de 100 mil motoqueiros, como previam os manifestantes, o evento ocorrido em São Paulo neste sábado mostrou que o presidente ainda conta com apoio irrestrito de uma parcela considerável do eleitorado.
A absurda condução da pandemia, os quase meio milhão de mortos e o negacionismo que não encontra amparo na ciência podem ter levado a esquerda a crer que o caminho para a eleição de Lula seria fácil. Não é e já dissemos o porquê.
A “motociata” deste sábado, em pleno território de um de seus inimigos – João Doria (PSDB) -, em São Paulo, mostrou que não. Os quase 30% de “fiéis” que apoiam o presidente de maneira incondicional provam que o “bolsonarismo” virou mesmo um movimento popular e conservador de extrema direita no Brasil.
A disputa promete ser acirrada. A rejeição ao governo Bolsonaro é grande, mas o “antipetismo” também. Faltando um ano e quatro meses para as eleições de 2022, muita coisa ainda pode acontecer.
Se o “bolsonarismo” não pode cantar vitória, o “lulismo” também não. A decantada terceira via está morta e a eleição será a mais polarizadas de todos os tempos.
É isso.
ABI
Com a morte do pernambucano Marco Maciel, 80 anos, sobe para quatro o número de vagas na Academia Brasileira de Letras, que, com a pandemia, suspendeu no ano passado as reuniões dos seus membros. A vaga do vice-presidente da República em dois mandatos, deve ser reservada para um romancista. Neste contexto que surgem nomes como os de escritores como Lya Luft, Alberto Mussa e Godofredo de Oliveira Neto.
BRADO RETUMBANTE
Em sua última entrevista coletiva antes da estreia do Brasil na Copa América, o técnico Tite fez duras críticas ao evento. Ele disse que jogadores pediram para o Brasil não sediar a competição e chamou a organização da Conmebol de “atabalhoada”.

NÃO FOGE À LUTA
Apesar das críticas, o treinador alegou que a seleção jogará para conquistar o campeonato e que ao longo da competição, ele dará oportunidades a outros jogadores, sem que o time principal seja desmembrado.
CRISE
O conselho de administração do Itaú, um dos patrocinadores da seleção, se reuniu para tratar da crise da CBF. O caso do assédio protagonizado por Rogério Caboclo incomodou a ponto de o banco avisar à entidade que o afastamento do presidente terá que ser definitivo. Do contrário, romperá o contrato.
INSISTÊNCIA
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), janta, nesta noite, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o presidente do PSD, Gilberto Kassab. Kassab tem trabalhado para levar Pacheco para sua sigla para concorrer à eleição presidencial de 2022. Pacheco segue negando que pretende ser candidato em 2022 e diz que seu foco é a gestão como presidente do Senado.
HISTÓRIA DE PESCADOR?
Um pescador nos Estados Unidos foi tragado por uma baleia jubarte e devolvido à água alguns segundos depois, enquanto mergulhava em busca de lagostas. Michael Packard conta que estava mergulhando quando acabou dentro da boca do gigante marinho na costa de Provincetown, em Massachusetts.

SUSTO
O pânico durou entre 30 e 40 segundos. Depois disso, o animal cuspiu Packard, que apenas teve um deslocamento no joelho. As baleias jubarte tendem a se alimentar abrindo bem a boca para engolir o máximo possível de presas, normalmente peixes ou krill. Assim, alguns cientistas marinhos acreditam que o que aconteceu com Packard foi, provavelmente, puramente acidental.
VIVA FLAVIOLA
Morreu hoje de Covid, um dos maiores representantes da psicodelia nordestina dos anos 70/80, Flaviola, que gravou um disco épico com a Bando do Sol, de Geraldinho Carneiro…ele tinha vencido há poucos anos um câncer, mas perdeu a luta pra Covid…tristeza na música pernambucana.

NOTIFICAÇÃO
O senador Humberto Costa (PT-PE) afirma que vai pedir à CPI da Covid que notifique a Azul por ter permitido a entrada de Bolsonaro em um avião com passageiros embarcados nesta sexta-feira. O presidente apareceu de surpresa em uma aeronave da companhia, tirou a máscara para falar e posar para fotos, violando uma série de regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Também provocou aglomeração, quebrando protocolos de segurança estabelecidos para o setor na pandemia.
IMUNIZAÇÃO
O arquipélago de Fernando de Noronha deu início à vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 29 anos. A imunização do novo grupo começou neste sábado. Ontem, um lote com mil doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz chegou a Noronha e o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a imunização de todos os moradores da ilha com mais de 18 anos de idade até o dia 24 de junho.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sábado 12/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







