Historicamente um dos homens mais fortes do liberalismo no Brasil, Marco Maciel, que nos deixou no último sábado (12), foi uma figura plural, que entendia a importância de ter em seus quadros uma pessoa que pensa diferente dele. Além do diálogo, registrado como marca, Maciel foi um dos principais articuladores da abertura lenta e gradual, como dizia Golbery do Couto e Silva.
Um exemplo desse seu estilo se revela agora com um testemunho. Em 1991, ele indicou o Professor Mellilo Dinis para a FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco), no cargo de Diretor do Centro Científico e Cultural Engenho Massangana.
Mellilo era professor de Direito na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), além de Assessor do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) e Assessor Parlamentar do Deputado Humberto Costa e da liderança do Partido dos Trabalhadores (PT), na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE).
O professor, declaradamente de esquerda, ficou surpreso com o convite e com a indicação do então Senador. Em seu relato, Mellilo contou como ocorreu a nomeação e o que o político lhe disse na ocasião.
Leia:
“Quando fui convidado para a FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco), em 1991 pediram-me para ter uma conversa com o Dr. Marco Maciel.
Marquei com a Secretária. 11 horas da sexta-feira.
Cheguei no Centro de Convenções do Recife, onde ele atendia, por volta das 10h50. Ela me disse: “O senhor está muito adiantado”.
Retruquei que eram só 10 minutos. Ela, com ar de enfado, disse-me: “Sua reunião é às 11 horas da noite”.
Perplexo, voltei no horário combinado, desconfiado entre a pegadinha e a hipótese de conversar sobre trabalho neste horário inusitado.
Fui muito bem recebido por ele. Ainda o alertei, quando o assunto era a minha presença na Fundação em que ele tinha influência: “Mas Dr. Marco, eu sou de esquerda”.
Ele me disse, entre sua fina ironia e seu olhar inteligente: “Por isso mesmo”.”
Além de apreço pela democracia, o gesto mostra uma grande visão política. O ex-vice-presidente da República teve como uma das marcas de sua trajetória o perfil conciliador e um grande poder de articulação.
A repercussão de sua morte mostrou que o pernambucano é respeitado pelos mais diversos espectros e representantes da política nacional. Do PT a Bolsonaro, as mensagens de pesar e solidariedade evidenciaram a dimensão do legado deixado por Marco Maciel e a admiração a um dos grandes expoentes da República brasileira.

ENCONTRO
O presidente Jair Bolsonaro também se reuniu com o presidente da farmacêutica Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, e a presidente da empresa no Brasil, Marta Díez. Ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo brasileiro pediu a antecipação de doses da vacina da empresa.
CLOROQUINA
Vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou hoje que um dos próximos passos da comissão é investigar se laboratórios que produzem a hidroxicloroquina, comprovadamente ineficaz contra a covid-19, lucraram com a defesa e a propaganda do medicamento feita por membros do governo federal
IMPOPULAR
A desaprovação ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, não para de subir, segundo pesquisa do instituto Zuban Córdoba. No final do ano passado, bateu 46%. Na última pesquisa, a imagem negativa do presidente chegou a 55%. “Apesar de parte da população já ter se vacinado, isso ainda não conseguiu reduzir o progresso da pandemia e, portanto, não ajuda a melhorar a avaliação do governo”, diz o pesquisador argentino Gustavo Córdoba.

SÁ LEITÃO
Depois de ter sofrido um revés na Justiça Federal do Rio, em maio, Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura de João Doria, entrou com um novo habeas corpus para tentar encerrar a ação criminal na qual é acusado de ignorar a elaboração de uma denúncia falsa para prejudicar uma ex-diretora e um ex-procurador da Ancine.
ACUSAÇÕES
No dia 22 de junho, desembargadores do TRF-2 irão julgar a nova tentativa da defesa de Sá Leitão. Em primeira instância, ele já conseguiu se livrar das suspeitas de denunciação criminosa e crime contra a honra. Mas segue respondendo por violação de sigilo funcional, prevaricação e associação criminosa.
POETINHA
A obra de Vinicius de Moraes ganha acervo digital com mais de 11 mil documentos. Poemas, textos em prosa, letras de música, peças, roteiros estão disponíveis para consulta online no “Acervo Digital Vinicius de Moraes”. O material preservado mostra as particularidades do processo de criação do poeta ao longo de quase 50 anos.

MAIS UM
A interlocutores, Flávio Dino tem dito que sua decisão de deixar o PCdoB e ir para o PSB está “nos 40 minutos do segundo tempo”. Em privado, o governador do Maranhão diz que ainda faltaria uma “última conversa”. O anúncio oficial deve se dar ainda em junho.
ESTRATÉGIA
Ataques de Ciro a Lula incomodam alas do PDT como estratégia inútil e de risco para eleições locais. Um dos principais focos de resistência ao discurso crítico a Lula está no Nordeste, onde o ex-presidente possui popularidade mais alta que nas demais regiões do país. Membros dos diretórios do PDT em Pernambuco, no Maranhão, na Paraíba e em Sergipe se opõem às provocações.
TERCEIRA VIA
Está marcada para quarta-feira mais uma tentativa de juntar as pontas da tal terceira via, que muitos veem mais como uma rua sem saída. Um almoço em Brasília, reunirá os presidentes do MDB, PSDB, DEM, Novo, Cidadania, PV, Solidariedade e PSL. Ninguém imagina sair dali com nome algum, mas com uma unidade mínima.
GUERRA FRIA
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conseguiu agregar uma dimensão militar à coalizão internacional que pretende montar para fazer frente à assertiva China de Xi Jinping. Depois de obter um comunicado mais duro contra a ditadura comunista durante o encontro do G7 no Reino Unido, o americano operou para que a Otan, aliança militar fundada em 1949 para conter a União Soviética, destacasse Pequim como um risco para os interesses de segurança do clube.

DIÁLOGO
Diante da repercussão da repressão violenta da PM violenta a um protesto contra o presidente Bolsonaro, em 29 de maio, o governo do estado criou um grupo para dialogar sobre manifestações de movimentos sociais. A Mesa Permanente de Articulação com a Sociedade Civil, integrada por quatro secretarias, se reuniu nesta segunda (14) para discutir o ato de sábado (19).
CONVIVÊNCIA
Fazem parte da Mesa Permanente as Secretarias Estaduais de Justiça e Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Defesa Social e seus órgãos operativos, além do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). No encontro, o governo informou que o protesto de sábado será acompanhado por integrantes de um novo grupo chamados de agentes de convivência.
FOTO DO DIA:

| Foto: Dean Treml
Coluna do Ricardo Antunes, Segunda-Feira 14/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







