EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes — O escândalo que envolveu o grupo João Santos, alvo de uma operação Background da Polícia Federal em 05 de Maio, terá continuidade nesta quinta-feira (01). Os delegados da PF vão ouvir todos os sócios envolvidos na sonegação de impostos tributários de mais de R$ 8,6 bilhões. O blog conseguiu a lista com exclusividade.
O grupo possui também uma dívida trabalhista de cerca de R$ 55 milhões, que deixou centenas de trabalhadores sem receber salários e outros direitos.
Diversas estratégias foram utilizadas para a sonegação dos tributos e de dívidas trabalhistas. Uma destas era o empréstimo entre as mais de 600 empresas que fazem parte do conglomerado. A finalidade era justificar contabilmente a remessa de uma para outra.
Outras formas envolviam também a manipulação do pagamento do IPI, parcelamento com o fisco para esvaziar o patrimônio de empresas devedoras e a utilização de empresas fantasmas para destino e desvios dos recursos.
A Operação Background começou em 2018, investigando mais de duas décadas de evasão de impostos das empresas. Dois inquéritos sobre os supostos desvios foram abertos separadamente: um pela Procuradoria Geral da Fazenda, e outro pela Polícia Federal.
Veja o nome, a data e a hora que os intimados irão depor:

TENSÃO
As novas revelações do deputado Luis Miranda sobre a conversa que teve com Jair Bolsonaro em março deixam um mistério no ar e o clima de Brasília ficará mais tenso essa semana.
A GRAVAÇÃO
Ao Antagonista, ele sugeriu que teria gravado o diálogo e poderia torná-lo público a qualquer momento. O presidente não o atacou, como seria de costume, o que reforça a tese de que a gravação existe. É aí que mora o perigo.
REFORÇO
Uma terceira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 gera um “forte” reforço imunológico contra o coronavírus e suas novas variantes, de acordo com um estudo preliminar publicado nesta segunda-feira na revista médica The Lancet.
RECORDAR É VIVER
No Twitter, Sergio Moro comentou o caso do assassino Lázaro Barbosa, morto hoje por policiais. O ex-juiz lembrou de um trecho derrubado pela Câmara do projeto anticrime que propunha que presos perigosos só obteriam progressão de regime se presentes condições que assegurassem que não mais cometeriam crimes. Lázaro Barbosa ganhou direito ao semiaberto em 2014 apesar de ter cometido assassinato e estupro.

PROTEÇÃO
O estudo observa que dar uma terceira dose pelo menos seis meses depois aumentaria os anticorpos seis vezes e ofereceria maior imunidade contra as variantes Alfa (detectada pela primeira vez no Reino Unido), Beta (na África do Sul) e Delta (na Índia).
ABORDAGEM
Luís Roberto Barroso foi abordado recentemente, aos gritos, por uma defensora do voto impresso enquanto almoçava num restaurante do Rio de Janeiro, informa Bela Megale. “Uma mulher levantou e começou a gritar: tamos de olho em você, hein ministro!! Voto impresso! Nunca mais vai almoçar no Rio de Janeiro se não tiver voto impresso”, berrava a mulher, segundo relato da advogada Luna Barroso, filha do ministro.
NA RAÇA…
Antes de qualquer coisa: o jogo entre França e Suíça, pelas oitavas foi um “jogaço”. Talvez o melhor desta Eurocopa-2020, e um dos mais emocionantes da história do torneio. Teve pênalti defendido, virada relâmpago, golaço, recuperação, empate nos minutos finais e prorrogação. Na raça, os suiços arrancaram um 3 a 3 com os atuais vencedores da competição.

…E NA SORTE
A decisão ficou para a disputa por pênaltis, e o atacante Kylian Mbappé não converteu o quinto da França. Suíça classificada para as quartas de final, e agora vai enfrentar no sábado a Espanha, que também teve um confronto duríssimo contra a Croácia.
OVACIONADA
Sarah Gilbert, um dos principais nomes por trás do desenvolvimento do imunizante de Oxford/AstraZeneca, foi aplaudida de pé antes o duelo entre o tenista sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, e o britânico Jack Draper. Vale lembrar que, em 2020, Wimbledon não foi realizado por conta da pandemia do novo Coronavírus. Veja o vídeo:
CALAMIDADE
Paulo Câmara (PSB) prorrogou o estado de calamidade pública em Pernambuco até o final de setembro por causa da pandemia de covid-19. O governador do estado também justificou, no decreto, o “ritmo lento de vacinação” da população contra a doença como uma das razões para a extensão da calamidade. O decreto entra em vigor a partir de 1º de julho de 2021 e valerá até 30 de setembro de 2021.
PCC
O Recife terá evento em alusão aos 100 anos do Partido Comunista da China. O evento promovido pelo Consulado Geral da China no Recife e o Centro Sino-Brasileiro de Pesquisas Socioeconômicas do Instituto Confúcio (UPE), em parceria com a Fundação Leonel Brizola, ligada ao PDT, terá a participação da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Segunda-feira, 28/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()









