Por Ricardo Antunes — A Argentina está com suas fronteiras fechadas desde 16 de março de 2020. E isso modificou totalmente a vida e a economia das cidades da divisa. Famílias foram divididas, comércios que dependiam do turismo de compras ficaram às moscas e simples balconistas viraram contrabandistas para conseguir sobreviver em meio à crise gerada pela pandemia, informa o jornalista Rodrigo Bertolotto, no UOL.
“É um “tráfico” diferenciado: no lugar de tijolos de maconha e cocaína das apreensões perto do Paraguai ou da Bolívia, garrafas de vinho das melhores safras e terroirs famosos”, diz ele. Aproveitando o trecho de fronteira seca no sudoeste do Paraná, contrabandistas trazem por trilhas na mata o refinado entorpecente argentino, liberado por lei, mas sem o devido imposto de importação.
Se a circulação de pessoas foi freada na fronteira durante a pandemia, a de mercadorias continuou. O consumo de vinho aumentou 18% no Brasil, o maior crescimento do mundo segundo a OIV (Organização Internacional do Vinho).
No entanto, cresceram muito mais as apreensões de vinho contrabandeado: mais de 300% em 2021, segundo a Receita Federal. Enquanto isso, dezenas de brasileiros e argentinos afetados pelo bloqueio e pela pandemia se arriscam comercializando o produto.
RESPOSTA
O Ministério da Defesa divulgou na noite desta quarta-feira (7) uma nota de repúdio às declarações de Omar Aziz, o presidente da CPI da Covid.

BATEU
Hoje mais cedo, o senador do PSD do Amazonas afirmou que as Forças Armadas deviam estar “muito envergonhadas” com o envolvimento de militares “do lado podre das Forças em falcatruas do governo”.
LEVOU
No comunicado, assinado pelo ministro Walter Braga Netto e pelos comandantes das Forças Armadas, a Defesa diz que Aziz “atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e sobretudo irresponsável”. O texto afirma ainda que os militares se pautam pela “fiel observância da lei”.
INVESTIMENTO
O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que está “em cima” do ministro da Economia, Paulo Guedes, para que ele libere cerca de R$ 5 bilhões para a manutenção de rodovias. Em entrevista à rádio Guaíba, Bolsonaro afirmou que a solicitação foi feita pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

TETO
Para o presidente, “todo mundo ganha“ com obras em estradas. Bolsonaro, no entanto, ressaltou que o Orçamento é “complicado“ e que é necessário respeitar o teto de gastos.
5G
O governo continua apostando na realização do leilão do 5G este ano. A aposta é baseada nos prazos regimentais: até o fim de setembro o TCU analisará o edital, de acordo com os prazos que têm que ser cumpridos. Depois, a Anatel, teria mais 30 dias, no máximo, para a aprovação final.
VACINA BRASILEIRA
A Anvisa autorizou nesta quarta (7) o início da vacinação de voluntários no estudo clínico da ButanVac. Diferentemente de outras vacinas, como a de Oxford e a CoronaVac, a Butanvac é desenvolvida no Brasil do zero.

ANCINE
Dois indicados para assumir diretorias da Agência Nacional de Cinema (Ancine) respondem a processo por improbidade administrativa. O plenário do Senado deve avaliar os nomes ainda nesta quinta-feira (8).
NOMES
Alex Braga Muniz e Vinicius Clay Araújo foram aprovados na Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Casa para os cargos de diretor-presidente e diretor da agência, respectivamente.
GRANDE FINAL
A Inglaterra vai disputar pela primeira vez a final da Eurocopa, domingo, diante da Itália. Nesta quarta-feira, a seleção inglesa, diante de 64.950 espectadores, em Wembley, derrotou a Dinamarca, na prorrogação, por 2 a 1, após empate no tempo normal, por 1 a 1. O English Team buscará ser campeão pela primeira vez desde o título da Copa do Mundo de 1966.

MARACA
Paralisado há um ano e meio por causa da pandemia, o programa de visitas guiadas do Maracanã será retomado no dia 15 de julho com agrados de Neymar aos visitantes. O craque do Paris Saint-Germain autografou uma bola e uma camisa da Seleção Brasileira que ficarão expostos ao lado das marcas de seus pés na famosa calçada da fama do estádio. Por lá, estão eternizados Garrincha, Pelé, Marta, Ronaldo Fenômeno, Zico e outros jogadores.
CALAMIDADE
O estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de Covid foi prorrogado pela Assembleia Legislativa (Alepe) em 131 das 184 cidades de Pernambuco. Com a aprovação de projetos, nesta quarta (7), a medida terá validade até setembro. Os deputados também reconheceram formalmente a solicitação das prefeituras.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira 07/07/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







