Por Ricardo Antunes — “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay”. A frase conhecida em toda América Latina serve como parâmetro para os episódios que aconteceram hoje no país. O começo do dia foi marcado pela revelação do jornal O Estado de São Paulo, de que o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, teria dito em alto e bom som, que, se não houvesse voto impresso, também não haveria eleições.
O general desmentiu a reportagem, mas a nota foi tão pífia, que ninguém acreditou. O Estadão reafirmou as informações contidas na matéria e, a partir daí, Brasília viveu um dia de grande efervescência e tensão política.
Autoridades dos Três Poderes rechaçaram a ameaça. O próprio Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, veio a público reafirmar que as eleições de 2022 serão realizadas normalmente, por meio do “voto popular, secreto e soberano”.
Presidente do Senado e chefe do Poder Legislativo, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) também repudiou qualquer tipo de incerteza sobre o pleito do ano que vem. “Seja qual for o modelo, a realização de eleições periódicas, inclusive em 2022, não está em discussão”, publicou no Twitter. “Isso é inegociável.”
Ainda pela manhã, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, se pronunciou por meio de nota em suas mídias sociais, ressaltando que a sociedade está “mobilizada em favor da democracia”. Diversos ministros do Supremo também se pronunciaram. Gilmar Mendes disse que na democracia, “não há espaço para coações autoritárias armadas”.
Enfático mesmo, foi o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), que disse que não estamos numa “Republiqueta de Bananas”, e que haverá eleição com ou sem voto impresso.
“É lógico que vai ter eleição”, garantiu MourãoQuem não foi explícito, e poderia ter encerrado essa confusão, foi o próprio General Braga Netto. Ao invés de admitir, que não haveria problema se a eleição não fosse realizada com voto impresso, ele apenas soltou uma nota lacônica, afirmando que não precisava de interlocutores. Quando o fato, na verdade, não é esse. Todos sabem que Bolsonaro realmente trafega entre a democracia e a ditadura. Ele tem atacado instituições, como o STF, e o próprio Congresso Nacional.
Que ele quer dar um golpe, todo mundo já sabe. Não é a toa que ele fica imitando o ex-presidente americano, Donald Trump, com falácias sobre questões de segurança das urnas eletrônicas. O que não se sabia, é que parte dos militares, ou melhor, os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica — general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o almirante de esquadra Almir Garnier e o brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior — querem estar com ele numa aventura sem o menor sentido na América Latina do Século XXI.
PUNIÇÃO
O cientista político, Márcio Coimbra, presidente da Fundação Liberdade Econômica, defendeu, em entrevista ao Antagonista, que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, seja punido por sua ameaça sobre as eleições de 2022. Mais cedo, o Estadão noticiou que o general teria condicionado a validade do pleito à implementação do voto impresso no Brasil.

FORA DA CASINHA
“Não existe o porquê de o ministro Braga Netto tratar desse assunto. A democracia não é algo que se trata no âmbito das Forças Armadas. Democracia se discute dentro do Congresso Nacional”, concluiu o cientista político.
ACUSAÇÃO
Em sua live de hoje, a primeira em duas semanas —na quinta-feira passada (15), estava internado em São Paulo—, Jair Bolsonaro voltou a sugerir que o Instituto Butantan teria oferecido a Coronavac ao governo federal por 10 dólares a dose. O dobro do preço da chinesa Sinovac.
DESMENTIDO
Mais cedo, o instituto ligado ao governo paulista já havia respondido ter a exclusividade da Coronavac para toda a América Latina. No último domingo (20), o próprio laboratório divulgou nota afirmando que o Butantan “é o único representante da Sinovac no Brasil e na América Latina para a comercialização” do imunizante.
DOMINGÃO DO HULCK
A Globo anunciou que o apresentador Luciano Huck vai assumir o “Domingão” a partir de setembro. As mudanças na programação da Globo tiveram início há um mês com a antecipação da saída do apresentador Fausto Silva. Sua permanência estava prevista até o final deste ano, antes de ele se transferir para a Band.

MUDANÇAS
Com isso, Tiago Leifert assumiu o horário e o programa teve o nome alterado temporariamente para “Super Dança dos Famosos”. No último final de semana de agosto, o programa terá sua última edição nesse formato. O “Caldeirão do Huck”, que passará ser apenas “Caldeirão”, terá um novo apresentador, ainda não anunciado.
VOLUNTÁRIOS
O futuro ministro do Emprego e Previdência, Onyx Lorenzoni, deve anunciar como primeiro programa do novo ministério a criação de um serviço de “alistamento civil voluntário”, diz o Estadão. A ideia, segundo o jornal, é oferecer vagas remuneradas, sem vínculo empregatício, a jovens entre 18 e 24 anos, em locais próximos a suas residências.
EM QUEDA
O ex-presidente Lula viu sua popularidade cair nas redes sociais após declarar apoio à Cuba. Na semana passada o petista culpou os Estados Unidos pela situação no país e ignorou a prisão de manifestantes que foram às ruas protestar contra o regime comunista cubano.

PEGOU MAL
“Segundo a consultoria Quaest, que mede o Índice de Popularidade Digital, IPD, Lula estava com 43 pontos no dia 12 de julho. Após suas mensagens de apoio à ditadura, publicadas no dia seguinte, o índice caiu para 27.”
SANÇÕES
Falando nisso, o presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que aplicará sanções ao ministro das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, Álvaro López-Miera, e à unidade militar de elite conhecida como “boinas negras”, que reprimiram os protestos contra a ditadura no dia 11 de julho.
ESPÍRITO OLÍMPICO
Está chegando a hora! Faltam pouco para o Japão abrir oficialmente as Olimpíadas de Tóquio com a cerimônia, que será realizada nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília).
FESTA
A festa de abertura dos Jogos deve ter duração de aproximadamente três horas, mas não contará com presença de público, assim como todos os eventos que acontecerem na capital japonesa, devido ao crescimento dos casos de Covid-19 na cidade.
FOTO DO DIA









