Por Ricardo Antunes — “O principal suspeito é o marido de Joice Hasselmann”. Quem afirma é o jornalista investigativo Oswaldo Eustáquio, que foi proibido de participar da coletiva convocada pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL) neste domingo (25), no apartamento funcional dela em Brasília.
A coletiva foi convocada após o marido da parlamentar, o médico Daniel França, conceder uma entrevista a Oswaldo Eustáquio no sábado, e mostrar contradições nas versões apresentadas.
De acordo com Oswaldo, Joice chamou a polícia legislativa com o objetivo de acobertar o crime que ocorreu no apartamento. “A Polícia legislativa foi chamada para acobertar um crime. Existe um crime, e esse crime está sendo encoberto pela Polícia Legislativa. Porque a Polícia civil é uma polícia que tem capacidade de investigação, e foi tolhida de fazer o seu trabalho.”
O jornalista esteve no prédio onde aconteceu a coletiva, que pertence a Câmara Federal, e mostrou que é quase impossível alguém ter entrado no apartamento da deputada escalando. Ele também mostrou que todas as entradas são monitoradas por câmeras de segurança.
“A única entrada do prédio tem duas câmeras, uma na entrada principal e outra na entrada privativa. Se alguém entrou aqui, foi visto, não tem como não ver. Existe uma guarita aqui com uma segurança privada do prédio”, disse o jornalista.

Ele disse acreditar que o registro não foi feito nos órgãos competentes para que houvesse tempo do marido da parlamentar livrar o flagrante. “Se fosse registrado o boletim de ocorrência, ele poderia estar no flagrante delito. E ele pode ter fugido do flagrante delito”, completou Eustáquio.
“Polícia Legislativa não tem Polícia Científica, e não tem como analisar a cena do crime; só um policial perito sabe dizer exatamente de onde foi, com o que foi, que horas foi, se foi com porrete, se o sangue era dela mesmo, quanto tempo o sangue está seco ali.”, disse.
Outro fato apontado pelo jornalista foi o diagnóstico do marido médico de, mesmo vendo ela bastante machucada, não levar ao hospital e não chamar uma ambulância.
“A sua esposa foi espancada, está com o dente estourado e arrebentado, tem cinco fraturas no rosto, e o senhor não a levou no médico. O senhor fez o atendimento, porque o senhor é médico, mas o senhor não a levou a um hospital. Só na terça-feira, há uma contradição aí. Eu fiz uma entrevista com ele, por isso que eles me barraram, a contradição que Joice e o marido já têm é a seguinte: “O marido dela disse que não havia necessidade de fazer tomografia. Depois a Joice vai no Leo Dias e diz que foi ao hospital porque necessitava de uma tomografia.”
Oswaldo também questionou a viagem do marido para o Piauí, sem saber o diagnóstico nem o estado de saúde da esposa.
“Quando ela vai no médico na terça pela manhã, o marido já tinha voado na madrugada para o Piauí. Será que era pra fugir do flagrante? Agora eu pergunto para você que está me assistindo, “se a sua mulher está arrebentada, com a cara estourada, sangrando, e você não tem o diagnóstico, você vai para o seu trabalho ou você fica com a sua mulher?”, perguntou.
“O principal suspeito é o marido de Joice, não tem outra possibilidade, meus amigos.”
Veja o relato completo no canal do jornalista (clicando aqui).
FAÍSCA
A última conversa que Jair Bolsonaro teve com Davi Alcolumbre, há um mês, “saiu faísca”, relata Lauro Jardim, em O Globo. A ideia do encontro era selar um entendimento. Mas deu tudo errado. “O diálogo foi ríspido, marcado por interrupções na fala do outro de parte a parte”, acrescenta o colunista.

APOSTAS
Apesar do incidente, alguns assessores de Jair Bolsonaro preveem um presidente menos radical a partir de agora. O motivo seria a chegada de Ciro Nogueira ao Palácio do Planalto e a saída de Onyx Lorenzoni. Para outros, Bolsonaro já provou ser incapaz de mudar. Quem viver, verá.
SALTO NO ESCURO
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa quebrou um silêncio de quatro anos sem dar entrevistas. À Folha, ele afirmou que o projeto de “semipresidencialismo é um salto no escuro”.
ESTABILIDADE
Barbosa defende o presidencialismo e diz que o sistema, adotado no Brasil há mais de um século, vem sendo aprimorado. Conferiu estabilidade por longo período ao país —e tem o condão de contornar crises mais graves, como uma eventual aventura autoritária do atual governo.
SONDAGEM
O PSL encomendou uma pesquisa para ver o desempenho de José Luiz Datena depois de o partido filiá-lo e lançá-lo pré-candidato à Presidência da República. O apresentador pediu o levantamento, que ficará pronto esta semana. Ainda cogitando tentar uma cadeira no Senado por São Paulo, ele quer avaliar como os motores estão na largada.

SONHO…
Em busca de um palanque para Ciro Gomes em São Paulo, o PDT procurou Guilherme Boulos (PSOL), adversário do pedetista na disputa à Presidência da República em 2018.
…IMPOSSÍVEL?
O líder do MTST e Carlos Lupi conversaram na semana passada. O presidente do PDT indicou o desejo de apoiá-lo. O difícil, senão impossível, será fazer Boulos apoiar Ciro — e não Lula.
SURPRESA
A seleção de basquete masculina dos Estados Unidos foi derrotada hoje pela primeira vez desde Atenas-2004. Por um placar de 83 a 76, a França venceu os norte-americanos de virada. Porém, a maior surpresa do jogo aconteceu no intervalo, quando colocaram um robô para arremessar.
A basketball robot. For your pleasure. pic.twitter.com/5LZF2vpwNg
— Ann Killion (@annkillion) July 25, 2021
SENSAÇÃO
Com uma altura real, o robô impressionou os espectadores por fazer arremessos de distâncias variadas e acertar com precisão as curvas e linhas verticais do esporte.
DE OLHO EM 2022
O ex-presidente Lula pretende visitar cinco estados do Nordeste. O petista deve iniciar o giro por Pernambuco e pretende visitar ainda Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. As datas ainda estão sendo definidas, mas deve começar no segundo ou terceiro domingo de agosto. O objetivo é a retomada de contatos visando a construção de alianças para a eleição de 2022.
OUTRO
Luiz Henrique Mandetta também virá ao Nordeste. Começará por Salvador, na Bahia, e passar por Feira de Santana e outras cidades no interior. O ex-ministro da Saúde também deve incluir no roteiro uma visita a Recife, Pernambuco, e também planeja ir à Paraíba.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Domingo 25/07/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







