Por Ricardo Antunes — Em entrevista concedida a Rádio Jovem Pan nesta quarta-feira (04), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que um inquérito da Polícia Federal, que ainda não foi concluído, aponta a existência de fraudes nas eleições realizadas em 2018. De acordo com o presidente, as provas serão apresentadas por ele nas redes sociais.
“Não tem que ter PEC [do voto impresso] mais. Dado os documentos que estão aqui, o próprio TSE tem que falar amanhã: ‘vamos blindar o sistema de hackers com o voto impresso’”, defendeu Bolsonaro.
O presidente ressaltou que o inquérito é uma prova de supostas fraudes nas urnas eletrônicas, acusou o TSE de omitir o caso, e voltou a criticar o presidente do TSE. “O ministro Barroso usa argumentos mentirosos. É triste um ministro da Suprema Corte mentir desta maneira”, afirmou.
Na entrevista, ele disse que não vai se intimidar com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de incluí-lo no inquérito das fake news, após falas sobre as urnas eletrônicas.
“O ministro me colocando no inquérito das fake news. Não fala fake news, fala inquérito da mentira, me acusando de mentiroso. Isso é uma acusação gravíssima, ainda mais em um inquérito que nasce sem qualquer embasamento jurídico”, completou.
Acompanhando do deputado federal Filipe Barros (PP-PR), relator da PEC do voto impresso, Bolsonaro lamentou estar sendo investigado pelo STF. “Não vai ser o inquérito, agora na mão do senhor querido Alexandre de Moraes, para tentar intimidar. Lamento o TSE tomar certas medidas para investigar, me acusar de atos antidemocráticos”, declarou.
Em resumo. Ainda vamos ter muitos embates entre o presidente da República, o ministro do STF e o presidente do TSE.
NESTA QUINTA
Na mesma entrevista, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, antecipou uma estratégia para evitar derrota do projeto que impõe o voto impresso na comissão especial. O texto pode ser votado diretamente no plenário da Casa por decisão unilateral do presidente da Câmara, Artur Lira (Progressistas-AL). Nesta quarta-feira, Lira deu declarações favoráveis a votação do projeto.
MODUS OPERANDI
Alexandre de Moraes disse hoje, na decisão que permitiu uma investigação contra Jair Bolsonaro pelas mentiras do presidente sobre fraudes em eleições, que a divulgação da live da última quinta seguiu o mesmo modelo operacional das milícias digitais investigadas nos inquéritos das Fake News e dos Atos Antidemocráticos.

DESTEMIDO
Em entrevista à Jovem Pan, Bolsonaro disse que não vai ser “intimidado” pela decisão de Alexandre de Moraes de incluí-lo no chamado inquérito das fake news. O presidente também voltou a alegar fraudes no sistema de urnas eletrônicas, citando uma invasão do sistema do TSE nas eleições de 2018.
INVASÃO
A invasão realmente ocorreu, mas é importante deixar claro, que não foram nas urnas eletrônicas, já que elas não ficam conectadas em rede. O hacker acessou manuais do TSE que estão em domínio público ou que não tem informações sensíveis, além de algumas senhas que permitiriam fazer alterações de dados de partidos e candidatos na cidade de Aperibé, no Rio de Janeiro.
MEDALHAS
Após a medalha de prata de Rayssa Leal no skate street, o Brasil agora tem chances reais de medalha no park masculino. Luiz Francisco (foto), Pedro Barros e Pedro Quintas estão todos no Top 10 da categoria, de modo que o pódio está, sim, ao alcance dos brasileiros. A classificatória começa às 21h desta quarta (4), e a final está marcada para 0h30 de quinta (5).

REVANCHE
Quem está com “sede” de medalha é a seleção de vôlei masculino. A única derrota da equipe na Tóquio-2020 foi contra os russos, na primeira fase, mas Bruninho, Douglas Souza e cia. agora podem dar o troco na semifinal. O jogaço começa à 1h desta quinta (5) e vale vaga na disputa pelo ouro. A seleção é a atual campeã da Copa do Mundo, da Liga das Nações e da Olimpíada, afinal foi ouro na Rio-2016.
NA FRENTE
O ex-presidente Lula lidera as pesquisas eleitorais para 2022. Ele aparece com 28% das intenções de votos, 13 pontos a frente do segundo colocado, o atual presidente, Jair Bolsonaro, segundo o PoderData.
SURPRESA
Mas quem surpreendeu mesmo, na pesquisa do instituto, foi José Luiz Datena (PSL). O apresentador empataria com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um eventual 2º turno eleitoral. O fato demonstra que a pré-candidatura largou bem e pode ser uma das opções mais fortes para a terceira via.

PRESTÍGIO
Os integrantes do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios compareceram em peso à posse do novo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
CONCORRIDA
A solenidade foi considerada a mais concorrida em mais de dois anos e meio de gestão Jair Bolsonaro.
DESPEDIDA
Também havia muita gente no velório do ex-governador Joaquim Francisco, no Palácio do Campo das Princesas. Além de autoridades locais, as presenças dos ministros João Roma (Cidadania) e Gilson Machado Neto (Turismo).
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira 04/08/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







