Por Ricardo Antunes — Em 10 de julho, um homem morreu após ter a mão arrancada e um ferimento profundo na coxa, provocado por um tubarão. Em 25 de julho, outro rapaz teve ferimentos na coxa e no glúteo, também causados pelo animal. Os episódios, que poderiam causar repulsa, na verdade alimentam o mistério e a curiosidade sobre o trecho de praia localizado em frente à Igrejinha de Piedade, informa a jornalista Alice de Souza, no UOL.
Menos de uma semana depois do último caso, a praia está quase vazia de pernambucanos, mas cheia de gente querendo contar causos sobre ataques de tubarão — e de turistas fascinados por visitar o local. Eles vem de outras cidades pernambucanas, do Rio Grande Norte, e até São Paulo.
Uma paulistana fez questão de aproveitar as últimas horas em Pernambuco para ir ao local com a tia, que mora no estado há quatro meses. O único motivo era conhecer a praia dos ataques de tubarão. As duas tiraram fotografias das placas, gravaram Stories para o Instagram, pegaram panfletos de uma das três mulheres que estavam distribuindo material educativo na areia. “Virou um ponto turístico”, explica Denise.
O turismo no entorno da Piedade bebe na atmosfera transmitida pelos próprios frequentadores. A quantidade de placas de alerta, as estatísticas de incidentes com tubarão ou mesmo os recentes casos nem de longe criam o medo necessário para afugentar a população. Pelo contrário: alimenta uma mística que chama ainda mais a atenção de curiosos
GOTA D´ÁGUA
Luiz Fux, decidiu cancelar o encontro com Jair Bolsonaro após uma conversa com outros ministros durante intervalo da sessão de hoje no Supremo. O presidente do STF já estava irritado com os recorrentes ataques aos colegas e ao processo eleitoral, mas a gota d’água foi a ameaça de jogar fora das “quatro linhas da Constituição”, informa o colunista Cláudio Dantas, em O Antagonista.

AÇÃO…
Colegas como Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Edson Fachin disseram a Fux que era importante agir. No intervalo, se reuniram e concordaram em cancelar qualquer iniciativa de diálogo, pois já não há mais respeito.
CONVITE
Após sair do MDB, o ex-governador do Paraná Roberto Requião foi convidado pelo ex-presidente Lula a se filiar ao PT. Eles também conversaram sobre a formulação de um plano de construção social para o Brasil.
SEM RESPOSTA
Requião não deu uma resposta a Lula. O ex-governador disse que “partidos são ferramentas” e que quer priorizar a discussão de ideias no momento. Na quarta-feira (4/8), ele foi convidado pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, a se filiar à sigla que lançará Ciro Gomes como candidato à Presidência. Outro partido interessado em Requião é o PSB.
DESTINO
Horas depois de oficializada a saída do craque argentino do Barcelona, o caminho mais provável do camisa 10 é o PSG. Segundo informações do jornalista da Globo, Bruno Côrtes, o time francês procurou o jogador nesta quinta-feira, e a conversa entre as duas partes está adiantada.

REENCONTRO
O Paris Saint-Germain manifestou interesse em Messi no início do ano. Seu ex-companheiro de Barcelona, Neymar, deu declarações públicas de que esperava jogar com o amigo em Paris, e o reencontro tem grande possibilidade de ocorrer.
RETA FINAL
Falando em esportes, entre esta quinta e a sexta, o Brasil participa das finais do pentatlo e da marcha atlética em Tóquio. As meninas do vôlei entram em quadra buscando a vaga na final contra a Coreia do Sul. Isaquias Queiroz e Jacky Godmann tentam um lugar na semifinal da canoagem individual.
CENSURA
A diretoria colegiada da Ancine manteve o veto ao documentário “Presidente Improvável”, uma homenagem aos 90 anos de FHC, em reunião da diretoria realizada na tarde desta quinta-feira. Apesar de já aprovado em 2018, o projeto foi indeferido no mês passado pela Agência. A produtora Giros Filmes, acredita que a decisão viola a liberdade de expressão e vai recorrer.

BIOGRAFIA
Os escritores Julio Maria e Jotabê Medeiros, que também são referências do jornalismo cultural brasileiro, participam do #livecomavila. A série de lives tratará, entre outras coisas, do processo de pesquisa e construção das biografias de dois ícones da música brasileira: Ney Matogrosso e Roberto Carlos, respectivamente.
REVELAÇÃO
Hoje, Julio Maria, escritor de “Ney Matogrosso — A biografia”, apresenta ao público curiosidades sobre a vida e a obra de um dos grandes artistas do país, que dias atrás completou 80 anos. Na terça, dia 10, será a vez do jornalista e escritor Jotabê Medeiros, autor de “Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha”, que promete revelar fatos marcantes da vida do personagem mais popular da música brasileira.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Quinta-Feira 05/08/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







