Por Ricardo Antunes — “A melhor campanha olímpica do Brasil é preta, é baiana, é nordestina”, diz a jornalista Alicia Klein. E não é a toa. Nunca antes os atletas nordestinos haviam sido tão fundamentais para a campanha do Time Brasil. Dos sete ouros conquistados no Japão, quatro vieram de lá: o potiguar Italo Ferreira (surfe) e os baianos Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Isaquias Queiroz (canoagem) e Hebert Conceição (boxe). Outro ouro pode vir da região, já que mais uma baiana, Bia Ferreira, disputa final da categoria até 60 kg com a irlandesa Kellie Anne Harrington neste domingo, às 2h (de Brasília).
É um protagonismo que o Nordeste nunca teve em 101 anos de participação olímpica do Brasil. A região se destaca, ganhando mais ouros nas provas individuais do que havia conquistado em todas as Olimpíadas anteriores somadas -além das quatro medalhas de ouro, soma também uma prata em Tóquio-2020.
E não são apenas vitórias. “Cada atleta, cada medalhista, cada ouro trouxe não só a fugaz euforia da vitória, a volta da lágrima ao som do hino, a emoção de carregar com orgulho nossa bandeira, de retomar nossas cores. Todos trouxeram à tona, também, o óbvio que tantas vezes se esquece nesse país: durante séculos, os negros carregaram o Brasil nas costas. Literalmente”, diz Klein.
“Agora, quem leva o ouro para casa é quem realmente merece. Quem brilha, quem impressiona, quem é melhor. Fica a minha esperança de que isso não se encerre nos Jogos Olímpicos. Que nos lembremos de que não somos um país branco, sustentado pelo sudeste. Que, finalmente, nossas riquezas parem nas mãos de Heberts, Rebecas, Isaquias e tantas outras e outros que talvez nunca conquistem uma medalha, mas lutam, tomam porrada e se levantam todos os dias, bravamente”, finaliza ela.
BAILANDO
Em meio ao conflito aberto de Jair Bolsonaro com o STF, o presidente da Câmara, Arthur Lira, defendeu no Twitter o respeito à separação dos Poderes e disse que em “baile bom” se dança “sem pisar no pé de ninguém”.

SE FEZ DE SURDO
A metáfora deve ter entrado por um ouvido de Bolsonaro e saído por outro. O presidente pretende intensificar ainda mais as acusações de fraudes contra o sistema eleitoral. Durante “motociata” em Santa Catarina, ele voltou a atacar os ministros do STF.
QUEIXAS
O passeio com apoiadores, no entanto, não teve apenas bajulação. Alguns moradores começaram a gritar: “Baixa a gasolina! Baixa a gasolina!”. Bolsonaro não ouviu direito, e um assessor explicou o que era. Ele reclamou: “Argentino”. insinuando que esta seria a nacionalidade da pessoa.
PEDIDO
O Vem Pra Rua protocolou no Supremo Tribunal Federal um mandado de segurança contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O documento pede para que a Corte obrigue Lira a analisar a admissibilidade do pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O movimento também questiona a concentração de poder nas mãos do presidente da Câmara para a abertura do processo.
DIA DE OURO
O sábado em Tóquio foi o dia mais dourado da história das Olimpíadas para o Brasil. Depois das medalhas de ouro no boxe, com Hebert Conceição, e na canoagem, com Isaquias Queiroz, os homens garantiram o bicampeonato no futebol.

GOLEADA
A vitória do Brasil sobre a Espanha, por 2 a 1, nas Olimpíadas de Tóquio pode ter sido dramática e apertada. Mas a Globo, que transmitiu o jogo, “goleou” os seus adversários.
IBOPE
A emissora registrou média de 21 pontos na pesquisa preliminar da Kantar Ibope Media em São Paulo. O SBT registrou 4 e a Record 3 pontos.
NAS RUAS
Integrantes do Movimento Brasil Livre saíram às ruas de São Paulo neste sábado para convocar as pessoas a participarem do ato em favor do impeachment de Jair Bolsonaro, marcado para o dia 12 de setembro.
TERCEIRA VIA
As manifestações de 12 de setembro serão lideradas pelo MBL e pelo Vem Pra Rua. O ato em favor do impeachment de Bolsonaro ganhou também o reforço de um movimento chamado “Há um caminho”, que defende a construção de uma terceira via na corrida presidencial de 2022.
TURNÊ
Caetano Veloso embarca na segunda-feira (09) para a Europa, em turnê. Terá shows na Alemanha, na Bélgica, na França, e em Portugal, mas antes ele e Paula Lavigne passarão duas semanas na Ilha de Córsega.
PRESENTE
Caetano, que comemora 79 anos neste sábado, pediu de aniversário doações para a Associação Procure Saber, que ajuda profissionais da música que sofreram com o impacto da pandemia de Covid-19. As doações podem ser feitas pelo PIX/CNPJ: 19.951.079/0001-64.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sábado 07/08/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.