Com informações da assessoria de comunicação – A equipe de voluntários da ONG SAS Brasil, equipe social do Rally dos sertões, encerrou o segundo dia de atendimentos médicos em Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, com mais de 3 mil atendimentos nos dois dias de ação. Na sexta-feira (20) e no sábado (21), foram oferecidos atendimentos nas especialidades de alergologista, ortopedista, otorrino, dermatologista e urologista. Para as crianças até 14 anos também foram oferecidos odontologistas e oftalmologista, além de palestras lúdicas sobre a importância da saúde bucal.
O secretário de Saúde de Tamandaré, Francisco Bernardo, comemorou o resultado da ação e destacou a importância de parcerias na gestão pública para que a população seja beneficiada.
“Tamandaré está em festa, é só alegria. É um grande ganho para a população de Tamandaré em questão de saúde. Aqui em Tamandaré foi muito bom, porque nós desafogamos a fila que tínhamos de pessoas que estavam há 2, 3, 5 meses atrás de uma consulta. A gente só agradece. A gestão está trabalhando nessas parcerias pra trazer sempre benefícios para a população.”, destacou o Secretário.

Quem utilizou os serviços oferecidos pela SAS Brasil aprovou. A dona de Casa Maria Selma Pereira levou os dois netos para se consultarem. No início, a ideia era que eles passassem só pelo oftalmologista, mas aproveitou e já passou pela revisão odontológica.
“Eu trouxe eles pra fazer exame de vista, mas quando chegamos aqui eles passaram pelo dentista também. Eu não tinha condições de fazer esses exames e estava esperando aparecer uma oportunidade pra eu poder fazer. E nessa pandemia, apertou todo mundo, eu dei graças a Deus.”, comemorou Maria Selma.

Sabine Zink é uma das fundadoras da ONG SAS Brasil, e acompanhou a ação promovida em Tamandaré. Ela lembrou dos desafios enfrentados pela gestão pública durante esse período de pandemia.
“A gente tem sensação de um impacto relevante, porque a saúde pública do Brasil ficou muito focada no Covid no último ano e meio, então a gente está atendendo crianças que estão há muito tempo sem ir no médico, muitos nunca tinham ido no dentista, nunca tinham ido no oftalmologista. A sensação é de estarmos fazendo a nossa parte, vivemos todos em um período bem difícil nesse último ano e meio.”, lembrou Sabine.
Zink comemorou o resultado do que foi feito durante os dois dias de ação, e agradeceu o apoio da Prefeitura da cidade.
“A gente está feliz, fomos muito bem recebidos pela equipe da prefeitura e essa ação só deu certo por causa do engajamento da equipe da prefeitura também. Estamos bem felizes e a sensação é de realização mesmo.”, comemorou.








