Por André Beltrão — O mês de setembro é a porta de entrada do verão, e com isso, de muita procura de turistas do Brasil e do mundo todo por paraísos tropicais no Nordeste, a exemplo da badalada e bela Praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife.
Essa correria em busca de paraísos como Porto, só aumenta num feriadão como o do 7 de setembro, que é importante para a economia e para a volta das atividades de lazer e entretenimento, dentro dos protocolos da Covid flexibilizados pelo governo estadual.
Mas o mesmo cuidado e beleza na praia ‘vendida’ pelos órgãos de turismo do estado e da Prefeitura de Ipojuca, não tem sido visto no trato e cuidado com a Vila de Porto. A beleza da praia vista em agências de viagem, feiras turísticas, redes sociais, entre outras ferramentas de divulgação, se torna bem diferente para a realidade de quem visita ou mora em Porto, atualmente.

As magníficas piscinas naturais da praia, estão disputando espaço com outras nada belas e muito menos agradáveis existentes na Vila de Porto: as piscinas de esgotos e a buraqueira inundada pelos dejetos que se espalham por várias ruas locais.
“Cheguei aqui e achei tudo muito mal cuidado, não imaginava que encontraria cenas como essa, Fiquei bastante chateada”, disse a tatuadora Jade Lima, em reportagem exibida na Globo Pernambuco.
Funcionário de uma pousada em Porto, Edmilson José, auxiliar de manutenção, também detalhou o quadro largada da atual administração municipal com a Vila de um dos principais destinos do verão no Brasil.

“Porto é uma praia muito falada, badalada. Isso é um absurdo”, diz Edmilson. “As ruas estão bem esburacadas, fica pior quando chove, principalmente perto do mangue”, acrescentou outro visitante, o advogado Lucas Queiroz.
A falta de cuidado da Prefeitura e de outros órgãos de governo como a Compesa, com esgotos entupidos, demonstra uma atenção um o balneário que tanto rende para os cofres públicos, sejam eles, municipal ou estadual. E também, um sinal claro de descaso com o povo nativo de Porto.







