Do G1- Três bares foram interditados pelo Procon durante o final de semana no Grande Recife. Os locais estavam descumprindo normas de prevenção à Covid-19, como distanciamento entre clientes e uso obrigatório de máscaras de proteção. Na sexta-feira (10), o bar Seu Lessa, localizado no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife, foi interditado porque estava com clientes sem máscara e sem cumprir o distanciamento social. O estabelecimento informou, na manhã desta segunda-feira (13), que “está trabalhando para a regularização e cumprimento das normas exigidas”.
No mesmo dia, o bar Quinta 191 Bar e Grill, localizado no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana, foi autuado por funcionar fora do horário permitido.
De acordo com o decreto estadual, serviços de alimentação como lanchonetes, bares e restaurantes podem funcionar das 5h até meia-noite.
No sábado (11), os bares Hangar da Breja e Seu Birita, localizados em Paulista, no Grande Recife, foram autuados e interditados por registrarem aglomerações. Segundo o Procon, os fiscais constataram pessoas em pé circulando pelo local sem o uso de máscaras, o que é proibido de acordo com o governo do estado.
Os dois locais também ficaram abertos após o horário permitido. Por meio de nota, o Seu Birita informou que “a equipe estava no salão recolhendo material e fazendo limpeza, não tínhamos conta aberta ou estávamos em atendimento”.
Ainda no sábado, o U.Bar, localizado no bairro do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, foi multado por ter consumidores em pé e sem fazer o uso da máscara.
O G1 procurou os demais estabelecimentos citados, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
Além do Procon, também participaram das fiscalizações a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon).
De acordo com o Procon, desde janeiro deste ano, mais de de 1.730 bares e restaurantes foram fiscalizados pelo órgão. Do total, cerca de 400 estabelecimentos receberam auto de constatação e outros 113 foram interditados.

O segundo final de semana de setembro também foi marcado por aglomerações registradas em uma festa de rua na noite do sábado (11) e na madrugada deste domingo (12), no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade (veja vídeo acima).
Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostraram várias pessoas aglomeradas nas ruas Jesmil Asfora e Adonis de Souza.
No local, vários jovens estavam aglomerados, sem usar máscara, bebendo e dançando. No primeiro final de semana de setembro deste ano, outra festa em via pública, que também provocou desrespeito às normas de prevenção ao novo coronavírus, já havia sido registrada. Na data, jovens estavam na comunidade Jardim Beira-Rio, na Zona Sul do Recife.







