Por Ricardo Antunes — Em mais um passo para a fusão entre DEM e PSL, os partidos decidiram que vão “aposentar”o número 17, do PSL, para dissociar por completo o projeto da eleição de 2018, onde o partido de Luciano Bivar serviu para lançar Jair Bolsonaro à presidência. A informação é do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.
DEM e PSL também já discutem os últimos detalhes da estrutura do partido e o nome da futura sigla. A cerimônia para anunciar o acordo foi pré-agendada para o dia 21 de setembro.
O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, deve ficar com a chefia da nova sigla. Já o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que preside o DEM, será secretário-geral da legenda.
Pessoas envolvidas nas negociações dizem que a presidência caberá a Bivar porque o PSL possui uma estrutura maior do que a do DEM, tanto em número de cargos relevantes quanto em volume de fundo partidário. Mas ACM não perderá prestígio com o posto que ocupará. “Nenhuma decisão poderá ser tomada sem a assinatura do secretário-geral”, justifica um político envolvido nas tratativas.
O que não ficou definido ainda é quem ficará com a vice-presidência. O advogado Antonio de Rueda, vice-presidente do PSL, pode ser mantido na posição ou assumir a tesouraria do partido. O deputado federal Junior Bozzella, de São Paulo, também pleiteia o cargo.
HABITE SEGURO
Em mais um aceno à sua base, Jair Bolsonaro anunciou hoje R$ 100 milhões em subsídios habitacionais para policiais em 2021. As linhas de crédito serão oferecidas por meio da Caixa Econômica Federal.

INVESTIMENTO
Pedro Guimarães, o presidente da Caixa Econômica Federal, afirmou que o banco irá anunciar nesta quinta-feira (16) uma redução da taxa de juros para financiamento da casa própria.
INFLAÇÃO
A medida será adotada no mesmo momento em que o Banco Central vem aumentando a Selic, a taxa básica de juros, para tentar de conter a escalada da inflação.
ATRAÇÃO
Lideranças dos partidos de centro-esquerda que aderiram aos atos contra Jair Bolsonaro ontem já planejam uma investida para atrair o PT nas próximas manifestações, a fim de evitar novo fracasso. Segundo a Folha, “a leitura é que não há como manter a pauta do impeachment e atrair a população sem os petistas e movimentos da órbita do partido”.
SOBERBA
Roberto Freire, presidente do Cidadania, diz que o partido participará das reuniões em busca de unidade, mas culpa o PT pela decisão, para ele equivocada, de não aderir aos atos. Na visão de Freire, porém, os petistas estarão nas próximas manifestações, previstas para outubro, “até por soberba” de mostrar que conseguem atrair mais gente.

FIASCO
Doria participou ontem (12), da manifestação promovida pelo MBL pedindo o impeachment de Jair Bolsonaro. Apesar do fiasco de público, assessores do tucano garantem que isso não atinge a imagem dele como presidenciável.
CANDIDATO
O governador de São Paulo, João Doria, estará em Brasília na próxima segunda-feira (20) para registrar a sua inscrição nas prévias do PSDB. O partido vai escolher, em 21 de novembro, o candidato para a disputa à Presidência da República.
FÓSSIL
O Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha, se recusou a devolver ao Brasil, o fóssil de um Ubirajara jubatus, primeiro dinossauro não-aviário encontrado com as penas preservadas na América Latina. David Martill, paleontólogo britânico, ainda zombou do esforço de repatriação: “Agora todos eles estariam reduzidos a cinzas após o trágico fogo que destruiu o maravilhoso Museu Nacional do Rio”, disse.

DEBOCHE
Podemos culpá-lo? Quase dois meses após incêndio na Cinemateca Brasileira, o secretário da Cultura, Mario Frias, não chegou nem a visitar o local, responsável por toda a memória audiovisual brasileira.
DIA D
Mais de 600 mil pessoas estão com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada, em Pernambuco. Por causa disso, o governo anunciou, nesta segunda (13), que vai fazer um “Dia D”, em 25 de setembro, para convocar a população para completar o ciclo de imunização.
LOGÍSTICA
Caberá a cada cidade montar os esquemas logísticos para o “Dia D”, já que as ações de vacinação são definidas a nível municipal. Também nesta segunda, o estado informou que ao menos 40 cidades não têm estoque da vacina da AstraZeneca para completar o ciclo vacinal dos moradores.
FOTO DO DIA:
