Por Ricardo Antunes – Os carros elétricos são os atuais protagonistas da indústria automobilística na missão de “limpar o ar” do planeta. Por isso, as montadoras estão mudando suas estratégias para zerar a emissão de carbono. Os Estados Unidos e a União Europeia estão à frente nessa corrida pela eletrificação. A meta é dar fim aos motores à combustão até 2035
Já no Brasil, o processo vem acontecendo de forma lenta, mas que, aos poucos, começa a ganhar força. O recente estudo O Caminho da Descarbonização do Setor Automotivo, feito pela associação nacional das montadoras (Anfavea) com o Boston Consulting Group (BCG), aponta que o mercado de carros eletrificados dará um salto nos próximos anos no País.
Atualmente, a participação dos carros elétricos e híbridos nas vendas não passa dos 2%. Isso no caso do segmento de automóveis e comerciais leves, como picapes e SUVs. Porém, a estimativa é de que, em 2030, eles representem entre 12% e 22% dos emplacamentos no Brasil. Ou, ainda, entre 32% e 62%, a depender da política do País tomar.
Ou seja, será preciso firmar políticas públicas que estimulem as vendas dos carros híbridos e elétricos para acelerar a descarbonização.
AINDA FAVORITO
O lobby de líderes evangélicos pela marcação da sabatina do ex-advogado-geral da União André Mendonça na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado ganhou força. Em agendas quase simultâneas, pastores, bispos, apóstolos e congressistas foram ao encontro do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para pedir que trabalhem pela análise e aprovação definitiva do indicado para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).
PRIVATIZAÇÃO
Em campanha de prévias pela indicação do PSDB à presidência da república nas eleições de 2022, o governador de São Paulo, João Doria, defendeu nesta quarta-feira a privatização da Petrobrás. Segundo Doria, sua proposta seria fatiar a estatal em lotes que dariam origem a outras empresas, na tentativa de dar mais competitividade ao mercado de combustíveis.
TODOS DESISTIRAM
O tempo passa e a situação de Sérgio Cabral se complica cada vez mais. Agora, foram os próprios advogados do ex-governador do Rio que trataram de dificultar sua vida: todos, de uma só vez, desistiram de representá-lo no processo ao qual responde por utilizar helicópteros do estado em seus dois mandados, de 2007 a 2014. Resta a Cabral nomear outros advogados ou ser representado pela Defensoria Pública. Que coisa.
TURISMO NO ESPAÇO l
Pela terceira vez neste ano, uma empresa privada leva pessoas para “turistar” no espaço – e desta vez, o salto foi ainda mais alto. Nesta quarta-feira, 15, a SpaceX, empresa de exploração espacial do bilionário Elon Musk, lançou uma tripulação com quatro civis em uma viagem na órbita da Terra. Com o feito, o fundador da Tesla leva o turismo espacial a outro patamar: os voos da Blue Origin, de Jeff Bezos, e da Virgin Galactic, de Richard Branson, realizados em julho, ficaram em altitudes mais baixas e não chegaram a entrar em órbita.

TURISMO NO ESPAÇO ll
A missão, chamada de Inspiration4, é a primeira da história a lançar pessoas comuns em órbita terrestre. Até então, a SpaceX só havia enviado uma tripulação de astronautas para esse tipo de viagem espacial no ano passado, o que também foi um feito inédito para uma companhia privada.
VIZINHO
O Chile liberou a entrada de brasileiros vacinados totalmente (duas doses ou a única), mas com muitas exigências. A medida vale para turismo a partir de 1º de outubro, para chegadas pelos aeroportos de Santiago, Iquique ou Antofagasta. Na América do Sul, a Argentina segue fechada para visitantes estrangeiros, o Uruguai anunciou a reabertura das fronteiras para 1º de novembro, e o Peru recebe viajantes internacionais desde 6 de setembro vacinados ou com exame PCR negativo.
DESISTIU ?
A matéria sobre o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, repercutiu bastante entre deputados estadual e servidores da casa. No final da tarde já estavam espalhando que ele teria desistido da reeleição, pois não recebe ninguém. Que maldade, gente.
A VICE DE LULA ?
A revista americana Time divulgou nesta quarta-feira, 15, sua lista com as 100 pessoas mais influentes de 2021, que inclui a empresária brasileira Luiza Trajano.

Citada na categoria “Titãs”, ela teve o texto de apresentação assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Em um mundo de negócios ainda dominado por homens, a brasileira Luiza Trajano conseguiu transformar o Magazine Luiza, que começou como uma loja única em 1957, em um gigante do varejo com dezenas de bilhões de dólares. É uma grande conquista – uma entre muitas”, escreveu o ex-presidente.
LEI DAS MOTOS
O governador Paulo Câmara sanciona, nesta quinta-feira (16) a lei que dispõe sobre remissão e anistia de créditos tributários de proprietários de motocicletas e motonetas de até 162 cilindradas, além do parcelamento e prorrogação de prazo de recolhimento do IPVA e taxas.
FOTO DO DIA








