Ex Ministro do presidente João Goulart e um dos políticos de maior prestígio em Pernambuco, o empresário Armando Monteiro Filho faleceu nessa manhã (02) no Recife. Pai do senador Armando Monteiro Neto (PTB) e do empresário Eduardo Monteiro, dono da Folha de Pernambuco ele vinha sofrendo complicações pulmonares há alguns meses.O velório de Armando Monteiro Filho será na Capela Nossa Senhora das Graças, no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife.
Genro do ex-governador Agamenon Magalhães, que comandou Pernambuco nos anos 30 e 50 do século passado, Armando Monteiro Filho teve como cargo político mais importante a participação no Governo e João Goulart, como ministro da Agricultura, entre 1961 e 1962.
Engenheiro, Armando Filho foi eleito deputado estadual, em 1950, pelo PSD. Não conseguiu assumir o cargo devido ao parentesco com Agamenon Magalhães. Em 1954, ganhou uma vaga na Câmara dos Deputados, como o mais votado em Pernambuco.
O empresário foi candidato ao governo de Pernambuco, em 1962, sendo derrotado por Miguel Arraes. Filiado ao MDB durante a ditadura militar (1964-1985), se transferiu para o PDT. Em 1994, perdeu a eleição para o Senado Federal. Em 1998, passou para o PMDB. O corpo do ex-ministro será cremado às 11h de quarta-feira (3), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana







