Do g1 PE – O governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (1º), a aplicação de dose de reforço da vacina contra Covid-19 para trabalhadores da saúde e para pessoas a partir de 60 anos. Até então, a recomendação do estado era a terceira dose no público acima de 70 anos e imunossuprimidos. O secretário de Saúde do estado, André Longo, afirmou, durante coletiva de imprensa, que os integrantes dos novos grupos precisam ter completado o esquema vacinal há, pelo menos, seis meses para receber o reforço. Para pessoas com baixa imunidade, o intervalo é de 28 dias. Cabe a cada município decidir o calendário de imunização.
O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa toma duas doses dos imunizantes CoronaVac, Pfizer/BioNTech ou AstraZeneca/Fiocruz, ou a dose única da vacina da Janssen. O secretário reforçou que a vacinação tem contribuído para diminuir os índices de contaminação em Pernambuco.
“A retomada das atividades é fruto do avanço da vacinação que é peça-chave para superarmos o vírus e aqui reforço que é muito importante completar o esquema vacinal como indicado para cada um dos grupos”, lembrou Longo.
O secretário afirmou que, nos próximo dias, Pernambuco deve receber mais de 318 mil doses de imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca. “Especialmente a AstraZeneca, é para fazer segunda dose. É muito importante atentar para isso”, disse.







