Por Ricardo Antunes
A polêmica em torno do local da festa “Carvalheira na Ladeira” foi minimizada pelo empresário Eduardo Carvalheira que afirmou “não existir qualquer irregularidade” no evento que esse ano será feito no Parque Memorial Arcoverde que integra o Sítio Histórico de Olinda. Esse ano serão cinco dias de duração, começando pela primeira vez na sexta-feira (09).
Ele confirmou as tratativas com a Empetur e espera que dentro dos próximos dias já tenha a autorização para o evento, considerado como um dos melhores do carnaval pernambucano.
A expectativa é de que mais de 40 mil foliões passem pelo local o que vai terminar desafogando o número de pessoas que vão para a Cidade Alta.
Conhecido no mercado como um empresário de perfil “arrojado” , Eduardo disse que teve o cuidado de enviar ofícios para o Iphan, o Espaço Ciência e Tecnologia, a Prefeitura de Olinda, Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e a Secretaria de Turismo do Governo de Pernambuco.
“Fazemos esse encontro há vários anos e não temos qualquer vinculação política com nenhum grupo político do estado. Minha relação com Felipe Carreras é institucional e respeitosa”, disse o empresário. O blog também confirmou esse fato com fontes ligadas ao secretario de Turismo e errou ao fazer essa “vinculação” em post anterior.
Na verdade, o secretário e deputado federal pelo PSB nunca foi sócio da Decana Eventos e, sim, da Festa Cheia, empresa da qual se encontra licenciado e que tem Augusto Acioli como um dos donos. Felipe e Acioli tem uma ligação pessoal e bastante próxima desde os tempos que eram sócios do Caldeirão. Felipe só se refere ao ex-sócio como “amigo e irmão”. Um terminou por ir trabalhar na esfera pública e o outro continuou na inciativa privada.
“Dentre os produtores que fazem grandes eventos em Pernambuco o pessoal do Carva são os mais independentes”, afirmou um empresario que trabalha no setor há mais de 15 anos ao comentar o assunto. O blog apurou que o uso do espaço foi feito através de contrato com a Empetur no valor de R$ 325 mil reais por 40 dias.
Atencioso, Eduardo Carvalheira, fez questão de convidar o blog para conhecer o local e mostrou as benfeitorias que estão sendo feitas no espaço que vai abrigar a folia ( confira no post seguinte).
Ele explicou que, de acordo com a lei ,o não é necessário um processo de licitação pois a área pertence a Empetur que pode alugar o mesmo como o faz com estacionamento do Centro de Convenções para os empresários que realizam o “Olinda Beer” marcado para o domingo 04 de Fevereiro.
O projeto é submetido a um conselho formado por entidades e a Prefeitura de Olinda e, depois de aprovado, assina-se o termo de cessão do terreno e um contrato de locação. “Estamos a disposição do MP para qualquer esclarecimento”, disse o empresário que prometeu um “banho de alegria e energia” para os foliões que forem curtir os dias de momo em Olinda.
“Teremos todos os ritmos num local só”, finalizou, lembrando a valorização que o “Carvalheira na Ladeira” também faz do frevo com agremiações carnavalescas , desfile de maracatus, caboclinhos e nomes como Elba Ramalho e Alceu Valença, dentre outros.







