Por Ricardo Antunes
Inaugurado em 1994 no final do Governo Joaquim Francisco, o Parque Memorial Arcoverde se estende por uma área de mais de 80 hectares que merece maior atenção do poder público. Dentro dos 80 hectares do Parque, está o Espaço Ciência, projetado por Luiz Vieira e Marco Antônio Borsoi, inspirados em projeto do famoso Roberto Burle Marx.
O local abriga exposições, experimentos e outros meios de interação com o público a partir de cinco temas: Água, Movimento, Percepção, Terra e Espaço. Com 120 mil m² de extensão, e é de responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
” Além do Espaço Ciência o local pode, sim, abrigar eventos privados desde que eles obedeçam a legislação e contribuam para que o Parque tenha mais vida”, explicou o diretor Antonio Carlos Pavão ao falar ao blog sobre a festa de carnaval que pela primeira vez acontece na área.
Ele conta que no ano passado recebeu o empresário Eduardo Carvalheira (foto) com a proposta de mudar o local do evento para uma área ao lado do Espaço Ciência que estava degradada e abandonada. “Temos poucos recursos e solicitamos a ele que fizesse um compromisso de nos ajudar com a revitalização do local. Ele concordou e acho que foi o início de uma parceria que pode trazer outros eventos importantes”, disse Pavão, lembrando que durante a passagem do Cirque du Soleil pelo Recife o local usado foi o mesmo.
Ipês estão sendo plantados
Com esse “acordo” firmado em reunião a equipe da Carvalheira já plantou 22 mudas de Ipê no local, retirou mais de 50 toneladas de lixo e entulhos no entorno do Parque, está recuperando cerca de 500m de “Gradil de Proteção” que foram roubados, além da limpeza e pintura de alguns acessórios do Parque.
“Para esses serviços de mitigação, 100% da mão de obra contratada foi de moradores das comunidades vizinhas. Além disso, todos os dejetos coletados estão sendo enviados para a Associação dos Catadores de Olinda”, explicou Eduardo Carvalheira. “Seria falta de bom senso estarmos num local histórico e importante e não darmos nossa colaboração para a revitalização do mesmo”, completou.
Um dos que estão trabalhando no local é José Ednaldo, 47 anos, morador de Santo Amaro, ao lado do Parque Memorial Arcoverde.“ Com tanta dificuldade nos dias de hoje foi ótimo ter conseguido essa vaga mesmo temporária. Sou casado, tenho um filho de 11 anos e estava desempregado há 3 anos” disse ele em conversa com o blog.







