Por Ricardo Antunes — 600 mil vidas não são apenas dados estatísticos. 600 mil vidas não são apenas prontuários médicos. Não são somente números em manchetes jornalísticas. Não são somente lápides em cemitérios. Histórias interrompidas. Lembranças dolorosas. Indignação no peito.
A marca a que chegamos amplia a dimensão da maior tragédia de saúde pública do Brasil e nos coloca diante de perguntas sem resposta e atos à espera de punição. Podemos esperar o que da CPI da Covid?
Para o médico Walter Correa de Souza Neto, ex-funcionário da Prevent Senior e que depôs hoje na comissão, a operadora era especialista em números, não em pessoas. É só um exemplo da tragédia. Os números relacionados à empresa são, felizmente, muito menores que os dados gerais, mas representam igualmente vidas humanas perdidas.
A CPI, também hoje, aprovou nova convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Os dias passam, os prazos da comissão são prolongados, o país assiste a sucessivas denúncias de péssima gestão da pandemia pelo Governo Federal e o número de mortes pela covid não para de crescer.
Que expectativas devemos ter quanto às providências das autoridades federais? Do Poder Executivo? Do Legislativo e do Judiciário? Do Ministério Público?
O que são 600 mil vidas perdidas?
Como os responsáveis por essa tragédia conseguem botar a cabeça no travesseiro e dormir?
RELATÓRIO
Próxima a concluir o relatório final, a CPI da Covid também prepara um pedido de impeachment do presidente da República por crime de responsabilidade. A denúncia será formalizada ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) em 26 de outubro.

FLERTES
Enquanto isso, Jair Bolsonaro admite a aliados ter conversas avançadas para se filiar ao Progressistas, mas ponderou também estar em negociação com o PL.
AFFAIR
Segundo parlamentares que estiveram com o presidente nessa quarta, Bolsonaro afirmou estar “noivo” do Progressistas, de Ciro Nogueira, e ter um “affair” com o PL, de Valdemar Costa Neto.
DESCOBERTA
Uma escavação para a construção de uma ferrovia no Maranhão, revelou um fóssil de dinossauro gigante ainda desconhecido para a comunidade científica.
DINOSSAURO
Entre os materiais encontrados estão um fêmur de mais de 1,5 metro de comprimento, provavelmente de um titanossauro,que viveu há cerca de 130 milhões de anos.

FRACASSO
Apenas 5 blocos dos 92 blocos ofertados para exploração de petróleo e gás natural foram arrematados no leilão desta quinta-feira (7) da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
BOA NOTÍCIA
A notícia pode ser até ruim para o Governo, mas é uma ótima notícia para o meio ambiente. Entre as áreas que não receberam proposta estão os lotes próximos a Fernando de Noronha – locais de biodiversidade única, que ficarão em risco, em caso de acidentes durante a exploração.
SHOWMÍCIO
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quinta-feira, por maioria de votos, a proibição para a realização de showmícios em campanhas eleitorais, mas liberou eventos para a arrecadação de recursos.

EFEITO
A decisão terá impacto direto nas eleições de 2022 e confirma o que já foi decidido pelo TSE, que em 2020, permitiu a realização de um show fechado do cantor Caetano Veloso para arrecadação de fundos aos candidatos Guilherme Boulos (PSOL), que disputava a Prefeitura de São Paulo, e Manuela d’Ávila (PC do B), em Porto Alegre.
POLÊMICO
Caetano inclusive criou uma polêmica hoje ao declarar que pode mudar de voto nas próximas eleições. Apoiador de Ciro Gomes (PDT) em 2018, o cantor disse que se “as coisas ficarem assim [polarizadas entre Lula e Bolsonaro], votarei em Lula”. “Ele está ganhando de lavada nas pesquisas, e merecidamente”, concluiu.
CENSURA
A diretoria da Ancine vai analisar amanhã, dia 8, mais um recurso da produtora Giros Filme contra o veto ao projeto do documentário “Presidente improvável”, sobre a trajetória de Fernando Henrique Cardoso, 90 anos. A agência tinha alegado tratar-se de autopromoção. A produtora enxerga censura política.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Quinta-Feira, 07/10/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







