Por Ricardo Antunes — Ao contrário de outros presidentes da Câmara, como Eduardo Cunha (MDB-RJ), que mantinha uma relação conflituosa com o governo Dilma Rousseff, o deputado federal Arthur Lira (PP) tem tido boas relações com o Planalto. “Lira tem exercido um poder inédito na história recente da República e destravado iniciativas improváveis, como as mudanças para afrouxar a Lei de Improbidade Administrativa”, revelou o repórter Lauriberto Pompeu, hoje, no Estado de São Paulo.
Ele lembra que, se Enquanto Eduardo Cunha se manteve no poder por meio de um arranjo de interesses, o atual presidente da Câmara conta agora com o “orçamento secreto”, um esquema de distribuição de verbas sem transparência que garante apoio político ao governo e afasta a possibilidade de abertura de um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
Eleito com apoio do presidente, Lira tem conseguido alianças até com a oposição. Dessa maneira, ele ajudou a derrotar o governo ao arquivar a proposta de voto impresso e convocou o ministro da Economia, Paulo Guedes para explicar suas empresas em paraísos fiscais.
Há quem afirme que Bolsonaro ficou “refém de Lira” e, assim, acaba empoderando seu algoz liberando tanto recurso quanto ele pede. Não é a toa, Arthur Lira mantém em sua gaveta mais de 130 pedidos de impeachment contra Bolsonaro.
É isso.
VERGONHA
A pandemia ampliou a desigualdade no Brasil mais do que nos demais países do mundo. Pesquisa da FGV analisou 40 países e mostrou que retrocessos na saúde, educação e no meio ambiente foram maiores no Brasil.

TESOURADA
Em meio a crise, o ministro da Economia, Paulo Guedes tenta diminuir custos. Mas isso também tem um preço. O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes criticou publicamente o corte de R$ 600 milhões no orçamento da ciência: ‘Falta de consideração’.
IMORAL
Enquanto corta investimento milionário de uma área essencial para desenvolver o país, Guedes foi pego guardando dinheiro em um paraíso fiscal nas ilhas Virgens Britânicas. Ele diz que não há ilegalidade. “Pode até ser verdade, mas não é esquisito que logo o ministro da economia, drible a Receita para pagar menos tributos?”, questiona o colunista Ancelmo Gois. Faz sentido.
A FOTO
Postada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última segunda-feira, uma foto da bancada petista no Congresso desencadeou uma série de críticas de movimentos sociais, devido à presença de apenas três parlamentares negros em meio a quase seis dezenas de políticos brancos.

CORRENDO ATRÁS
Após as críticas, o PT corre atrás de candidatos negros, e passou a cortejar até quadros de outros partidos, como o PSOL. A estratégia conta com o endosso de Lula, e é turbinada pelo ex-candidato petista à presidência, Fernando Haddad.
RACHA
O centrão quer indicar um novo nome para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal, abrindo uma crise entre o governo e líderes evangélicos.
COBRANÇA
Ministros do grupo articulam a nomeação de Alexandre Cordeiro de Macedo, o presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Mas pastores com influência no Planalto rejeitam a indicação e exigem André Mendonça ou outro nome aprovado por eles.
CENSURA
O ator Bruno Gagliasso, 39, afirma que o filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, tem sofrido censura. “Acharam uma maneira burocrática do filme não ir para os cinemas”, diz o ator.

MOTIVO
O longa sobre o guerrilheiro comunista que enfrentou a ditadura estreou no Festival de Berlim em fevereiro de 2019, onde foi aplaudido por mais de dez minutos. Depois passou por festivais importantes nos EUA e na Europa, mas a comercialização continuou sendo negada pela Ancine.
BOA NOTÍCIA
A região do Brasil que teve a menor taxa de óbitos por Covid foi o Nordeste. Segundo o professor de medicina Sergio Rezende, o resultado tem uma explicação óbvia: a região foi a que mais impôs ações restritivas.
RANKING
A menor taxa do país, de acordo com o consórcio, está no Maranhão, com 143 mortes a cada 100 mil habitantes, seguida pela Bahia (taxa de 181 por 100 mil habitantes), Alagoas (186 mil mortes por 100 mil habitantes) e Pernambuco (206 mortes por 100 mil habitantes).
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Domingo, 10/10/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.