Por Ricardo Antunes — Eliana Pittman é uma das maiores cantoras do Brasil e fez sucesso nos EUA também. Hoje, lembrou o seu pai um dos maiores saxofonistas do mundo: “52 anos sem você, Booker Pittman. Enquanto eu estiver viva, tu viverás! Tua filha, Eliana Pittman”, escreveu nas redes sociais, junto com uma gravação com o pai.
Veja o vídeo:
https://youtu.be/getqxTKYhs4
Eliana Leite da Silva, mais conhecida como Eliana Pittman iniciou sua carreira em 1961 ao lado do saxofonista norte-americano Booker Pittman, seu padrasto, cantando standards do jazz e da bossa nova em boates no Rio de Janeiro. O avô de seu padrasto foi Booker T. Washington, fundador da conceituada Tuskegee Institute, a primeira universidade para negros nos Estados Unidos.
Dona de um grande ecletismo musical e um notório virtuosismo vocal, Eliana se apresentou em muitos países do mundo (França, Alemanha, Suécia, Espanha, Itália, Portugal, Venezuela, México e Estados Unidos), tendo se apresentado, por exemplo, na lendária casa de shows Olympia em Paris e no programa do comediante Jerry Lewis. Também se apresentou ao lado do lendário showman Sammy Davis Jr. A cantora gravou diversos discos, e também trabalhou como atriz de cinema e telecisão.
Em 2020, lançou o disco”As Divas do Sambalanço”, dedicado exclusivamente ao gênero, em que Eliana divide as interpretações com Claudette Soares e Doris Monteiro.







