Por Ricardo Antunes — Levitar a 300 metros de altura. Esta é a experiência que propõe o observatório do quarto edifício mais alto de Nova York, o One Vanderbilt. O local abriu um espaço inquietante de espelhos e vistas espetaculares de Manhattan e seus arredores, com a sensação de que se está pisando no ar.
O espaço tem piso de espelhos que projeta a imagem do público ao infinito no teto e nas paredes dos 91º, 92º e 93º andares, 324 metros acima da Avenida Madison. A experiência, que o criador, Kenzo Digital, denominou “Ar”, começa no elevador, que atinge mais de 300 metros em apenas 42 segundos. Depois, ao entrar nesse mundo distorcido e inquietante, você perde o senso de espaço e parece flutuar em um lugar onde a única coisa sólida e estável parece ser o que está do outro lado das janelas do edifício: a heterogênea Manhattan cercada por seus rios e os bairros vizinhos que se perdem no horizonte.
Trata-se de uma experiência “eufórica e multissensorial” que desafia “a percepção do espaço e mergulha o visitante em uma fábrica de silhuetas e arranha-céus”, afirmou o artista responsável pelo projeto, que também é conhecido por sua colaboração com a cantora Beyoncé. Do observatório do One Vanderbilt, situado na rua 42, é possível observar os detalhes em “art déco” dos famosos vizinhos Empire State e Chrysler e, em dias mais claros, uma vista que se estende por até 100 quilômetros de distância.
Desenhado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox, o edifício, situado ao lado da Estação Gran Central, é parte de um plano de renovação do centro de Manhattan. Com 397 metros de altura até o terraço e 427 metros até o topo de sua agulha, é o quarto mais alto da cidade, depois do One World Trade Center, da Central Park Tower, e do 111 West 57th Street.
A abertura do observatório ganha um significado especial após a pandemia de coronavírus, que atingiu com força a ‘Big Apple’, um dos lugares mais visitados por turistas de todo o mundo.
ARTICULAÇÃO
Rodrigo Pacheco anunciou oficialmente sua filiação ao PSD, abrindo caminho para candidatura em 2022. Mas Renan Calheiros (MDB) quer mesmo que o senador seja vice de Lula na próxima eleição.

PACIFICADOR
Aliado do ex-presidente, Renan tem defendido que o vetor que definirá a posição de vice de Lula é o da pacificação e que Pacheco encarna essa característica. Além disso, o presidente do Senado é de Minas Gerais, um Estado decisivo na vitória da eleição presidencial.
MORO
Falando em eleições, o Podemos já entrou em contato com o mercado publicitário e está contratando os primeiros nomes para a campanha de Sergio Moro.
CANDIDATURA
O ex-juiz da lava-jato ainda nem anunciou se realmente será candidato. Mas a festa de sua filiação já está montada. Será no dia 10 de novembro. Com mais esse nome, a terceira via já soma 11 candidatos.
TURNÊ
Já o ex-presidente Lula prepara uma viagem aos Estados Unidos em dezembro deste ano ou janeiro de 2022. A turnê internacional do pré-candidato ao Palácio do Planalto começará em novembro, quando o petista visitará França, Alemanha, Espanha e Bélgica.
ENCONTRO
Ex-governadores do Rio de Janeiro, Anthony e Clarissa Garotinho se encontraram na noite de ontem (22), em São Paulo, com Antônio Rueda. O vice-presidente nacional do União Brasil, quer atrair os dois políticos para a sigla.

PLANOS
No novo partido, cogita-se a possibilidade de lançar Garotinho, no ano que vem, para o governo do estado, onde ele esteve entre 1999 e 2002. Já Clarissa, tentaria buscar um mandato como deputada estadual na Alerj.
MEIO AMBIENTE
A Caixa anunciou nesta semana a primeira leva de projetos ambientais bancados com recursos do Programa Caixa Florestas. O banco vai apoiar o plantio de 10 milhões de árvores em todas as regiões do país, nos próximos cinco anos.
INVESTIMENTO
A Caixa vai separar pelo menos 150 milhões de reais ao ano para apoiar projetos assim, com impacto positivo para o meio ambiente e de assistência a comunidades locais.
MÚSICA
Depois de nove anos, Caetano Veloso lança seu novo álbum de músicas inéditas. Em “Meu coco”, Caetano assina sozinho as composições de todas as 12 faixas do novo álbum, que já se encontra nas principais plataformas digitais.

ESCOLHA
O Exército Brasileiro escolheu Pernambuco para sediar a sua nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira. A decisão foi comunicada oficialmente pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, ao governador Paulo Câmara.
CONTRAPARTIDA
Já o Governo de Pernambuco vai investir mais de R$ 320 milhões em obras de infraestrutura no entorno da área onde será instalada a instituição que vai criar um novo polo de desenvolvimento em uma região limítrofe entre os municípios do Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima e Araçoiaba.
FOTO DO DIA:








