Por Ricardo Antunes
Confinado no território brasileiro, condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção, com seu passaporte retido e respondendo a mais 6 processos, a candidatura de Lula (PT) para as eleições de 2018 é apenas um “delírio” que vai alimentar a narrativa do ex-presidente e sua “tropa” por mais alguns meses, talvez menos.
Não existe a menor possibilidade de Lula ser candidato. Tanto no STJ, quanto no STF, um eventual recurso dos seus advogados não irá encontrar qualquer amparo legal ou qualquer “arranjo” político “em nome” das instituições. O ex-presidente pode até postergar sua prisão mas sua inelegibilidade jamais. O Blog conversou nas últimas 48 horas com ex-ministros, juristas, petistas e “não petistas” e não tem medo de afirmar:
Esqueçam “Lula candidato”. Politicamente, ele já é um “cadáver” em busca de uma saída honrosa. Nem isso parece existir mais. Restará para ele apenas o julgamento da história. Que, por vezes, é implacável com os que se julgam acima do bem e do mal. É isso.







