Por Ricardo Antunes — A CUT, ligada ao PT; a CTB, ligada ao PCdoB; e a UGT, do Partido Social Democrático vão apoiar a greve de caminhoneiros convocada por parte da categoria para a partir da próxima segunda-feira (1º), informa O Antagonista. “Os caminhoneiros, têm atuado para viabilizar as demandas e propostas há muito apresentadas e que não têm obtido retorno por parte do governo federal”, diz trecho da nota conjunta das centrais sindicais.
Segundo as organizações, o Governo Federal, não tem feito nada para conter a alta dos preços da energia elétrica e dos combustíveis.
O caminhoneiros também estão insatisfeitos, parte deles defende, por exemplo, a redução do preço do diesel e a revisão da política de preços dos combustíveis.
Nem o anúncio do presidente Jair Bolsonaro de que daria uma ‘Bolsa Caminhoneiro’, no valor de R$ 400 mensais, resolveu. O ato inflamou ainda mais a categoria, que negou o benefício chamando-o de “esmola”.
CORRIDA
Pesquisa divulgada pelo site “Poder360” mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança do 1º turno das eleições do ano que vem, com 35% dos votos, à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem 28%.

NO PÁREO
O atual chefe do Executivo, no entanto, diminuiu a diferença em um eventual segundo turno contra o petista — hoje Lula venceria com uma diferença de 15 pontos percentuais. Na pesquisa publicada no mês passado, a diferença era de 23 pontos. O recado para a oposição é claro: Bolsonaro não está morto.
INFRAESTRUTURA
Para acelerar sua agenda positiva, o governo federal dará início, nesta sexta-feira, à Super Infra, nova temporada de leilões que quer atrair 23,5 bilhões de reais em investimentos privados ao setor de transportes.

NEGOCIAÇÕES
Com previsão de gerar, ao menos, 400 000 empregos, serão onze leilões até o final do ano: dois rodoviários e nove arrendamentos portuários. A primeira negociação será a concessão da Rodovia Dutra em conjunto com a Rio-Santos, já nesta semana.
MALAS PRONTAS
Sergio Moro está preparando as malas para voltar ao Brasil e mergulhar na sua pré-campanha à Presidência da República. O ex-juiz da Lava-Jato, no entanto, tem um combinado que pode fazê-lo abrir mão da disputa em 2022.
ACORDO
O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, o governador João Doria, e Moro concordam forças em torno de um nome que pudesse derrotar Lula e Bolsonaro. Com isso, todos acordaram que abririam mão da disputa pela Presidência para apoiar quem estiver mais forte, à medida que as eleições se aproximam.
ALIANÇA
Pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos procurou o advogado Silvio Almeida para conversar sobre as eleições ao governo de SP em 2022, e propôs o cargo de vice-governador.

Silvio Almeida é advogado, filósofo, professor universitário e presidente do Instituto Luiz Gama.VICE
Tributarista, filósofo e professor universitário, Almeida estuda as relações raciais no Brasil e é hoje um dos principais pensadores brasileiros. Já publicou os livros “Racismo Estrutural” e “Sartre: Direito e Política”, entre outros.
RETORNO
Alexandre Borges Cabral, o administrador que passou a ser chamado de “Cabral, o breve” por ter sido presidente do Banco do Nordeste por apenas 24 horas, foi redescoberto pelo BNB.
INFLUÊNCIA
Indicado pelo Secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, Cabral foi nomeado assessor especial do diretor de Planejamento do banco, Bruno Pena. Está tão influente que conseguiu até indicar um diretor da instituição, Lourival Nery, que assumiu a área de controle de risco. Haja risco.
FIM
O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (28), o fim da restrição de horário de funcionamento das atividades sociais e econômicas em todo o estado. As novas medidas passam a valer no dia 1º de novembro.
FOTO DO DIA:








