Do G1 — Um carro deslizou em uma ladeira, capotou e caiu dentro do terreno de uma casa no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, na terça-feira (9). O motorista não precisou ser socorrido, mas moradores reclamam que a ladeira da Medalha Milagrosa já foi cenário de diversos acidentes.
Imagens enviadas pelo WhatsApp da TV Globo mostram o carro depois do acidente. Nas imagens, é possível ver que os próprios vizinhos se juntaram para ajudar a resolver a situação. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo a enfermeira Adriana Sales, moradora da casa onde o veículo caiu, essa não foi a primeira vez que esse tipo de acidente foi registrado no local.
“Não é o primeiro episódio que acontece aqui. De cair no meu quintal é a primeira vez. Houve situações de ficar caminhão pendurado, já caiu motoqueiros duas vezes por falta de estrutura na ladeira e no muro”, reclamou a moradora.

A TV Globo não conseguiu falar com o motorista do carro que sofreu o acidente na terça-feira. Segundo Adriana, a Defesa Civil informou que a retirada do veículo deve ser feita por ele, já que não houve registro de socorro de vítimas na ocorrência.
“Nessa situação, por não ter tido vítimas, a responsabilidade de tirar o carro é do proprietário e a gente fica à mercê da situação”, declarou a moradora. Ela disse que já solicitou à Prefeitura do Recife, por meio de ofício, que fosse melhorada a sinalização da via.
“O que falaram foi que, primeiro, estava suspensa a obra, depois que ia voltar a parceria, mas nada ainda foi feito. Esse ano, ainda não [mandei ofício], mas tenho os registro de todos que enviei para a prefeitura através do e-mail da ouvidoria”, disse.
O também morador do local e presidente da Associação de Moradores de Chagas Ferreira, José Pereira, disse que eles aguardam resposta da prefeitura.
“Só está faltando uma coisa aqui acontecer, que é uma morte por conta dessa ladeira. Já conclamamos a CTTU [Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife] para que viesse aqui fazer uma sinalização séria, coesa, com responsabilidade, porque nós não aguentamos mais tantos acidentes nessa via”, disse.
Durante o período em que a equipe da TV Globo estava, diversos motoristas tiveram dificuldades de subir a ladeira. Um motociclista foi flagrado caindo da moto, sem grandes ferimentos, devido à pista molhada.
“Anteriormente, [a ladeira] era de pedra. Escorregava bastante também, mas parece que quando colocaram o asfalto piorou, porque ficou muito liso. Então, dificulta muito a subida de carro e de moto”, relatou outro morador do local, o pintor Eduardo da Silva.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/1/h/EmaPEERzOdCPi83TqLfA/oficio.jpg)
Moradora mostrou ofícios de pedidos à Prefeitura do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Resposta de Prefeitura
Por meio de nota, a Defesa Civil do Recife informou que foi acionada para o acidente e que fez os primeiros atendimentos. A CTTU disse que também foi ao local e deu apoio à operação, mas que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a retirada do veículo é de responsabilidade do proprietário do carro.
A Autarquia de Urbanização do Recife (URB), informou que entregou, em agosto deste ano, uma obra de contenção definitiva na ladeira. Segundo o órgão, foi um investimento de R$ 1,6 milhão que foi usado para “serviços de drenagem, instalação de tela argamassada e construção de muro de arrimo que beneficiaram mais de 40 famílias”.
A URB informou, ainda, que segue “trabalhando em busca de recursos para realizar novas intervenções definitivas nas demais áreas de risco da cidade, incluindo este trecho da subida da Medalha Milagrosa”.