Por Ricardo Antunes — Em sua reta final, a campanha para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) ganhou um tom mais acirrado durante o debate entre os candidatos, realizado na manhã desta quinta-feira (11) pela Rádio Jornal do Commercio.
Assumindo o seu papel de oposição, o candidato Almir Reis adotou uma postura mais agressiva e trouxe à tona temas que, visivelmente, incomodaram o adversário Fernando Ribeiro.
Dentre eles, fatos que comprovam vinculação política de Ribeiro nas esferas estadual e federal. “É verdade que nós recebemos o apoio de alguns advogados que tem vinculação partidária. Mas é você, Fernando, quem foi para as ruas defender o impeachment (de Dilma Rousseff) e que postou até fotos na rede social”, disse Reis quando indagado sobre o assunto.

“Você fez campanha para Geraldo Júlio e seu cunhado foi secretário na gestão dele”, arrematou, referindo-se a Ricardo Correia, que foi ex-secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife na gestão do PSB.
Quando questionado sobre o assunto, Ribeiro voltou a dizer que não possui vínculos político-partidários e que age de acordo com as diretrizes do Conselho Federal da OAB. “A questão de eu votar em candidato A ou B demonstra apenas a independência que eu tenho. Nunca fui vinculado a partido político. Diferentemente de você, Almir, que deixou de informar essa importante questão e que só se desvinculou ao referido partido pouco antes de homologar sua candidatura a OAB”, retrucou Ribeiro acerca do fato de Reis ter concorrido a uma disputa eleitoral municipal.

Por sua vez, Reis explicou que o fato aconteceu quando o mesmo tinha 18 anos e que, por questões familiares, precisou representar o pai no pleito. Mas que, desde 2009, data de sua formação profissional, “nunca teve vínculos ou militâncias políticas”.
Sobre o apoio declarado de alguns políticos à sua candidatura, Reis afirmou que “serão todos bem vindos”, desde que “não exijam contrapartidas futuras”.
Daqui a pouco vamos trazer mais detalhes sobre o debate de hoje na melhor cobertura das eleições da OAB.