Por Ricardo Antunes — Apontados pela Polícia Federal como chefes de organizações criminosas, dois traficantes ganharam o direito de explorar uma área de mais de 810 hectares de garimpos de ouro na Amazônia. O percurso equivale a cerca de 800 campos de futebol, informa O Globo.
Heverton Soares, conhecido como “compadre Grota”, é o principal alvo da Operação Narcos Gold, deflagrada no início do mês. Ele aparece nos registros do governo Bolsonaro como detentor de 18 permissões de lavras garimpeiras que abrangem um terreno de 762 hectares.
Grota também é acusado de ser um dos principais representantes do que a PF chama de “narcogarimpo”. O cumpadre responde a processos na Justiça do Maranhão, Rondônia e São Paulo por tráfico de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e homicídio e é suspeito de ter ligações com duas facções criminosas do Sudeste.
Já Silvio Berri Júnior consta como detentor de uma lavra garimpeira de 48 hectares. Ele ficou conhecido nos anos 2000 por ser o principal piloto de avião do narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que transportava cargas de cocaína da Colômbia ao Brasil.
AÇÃO
Jair Bolsonaro; o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; e o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, foram acionados na Justiça por avanço de balsas de garimpo ilegal no Rio Madeira.

INÉRCIA
Parlamentares criticaram a inércia do governo diante do garimpo ilegal realizado por um grupo de cerca de 300 balsas alocadas numa ponta de rio.
PRÉVIAS
O PSDB retoma neste sábado, 27/11, às 8h, a votação das Prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República. O anúncio foi feito no início da tarde de hoje (26) pelo presidente nacional Bruno Araújo.
TECNOLOGIA
O processo será reaberto através do sistema BeeVoter (psdb.beevote.com.br), empresa especialista em tecnologia eleitoral digital. A votação será encerrada às 17h.

PF
Apoiador declarado do governador gaúcho Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati foi o responsável pela iniciativa de ex-dirigentes tucanos de acionar a Polícia Federal para investigar o fiasco do aplicativo contratado pelo Diretório Nacional do PSDB para realizar as prévias da legenda.
INCÔMODO
Tucanos graúdos afirmam que a atitude de colocar o PF, que está sob a influência de Bolsonaro, no cangote do presidente do PSDB, Bruno Araújo, foi um tiro no pé e gerou grande incômodo no ninho tucano.
ZAP
Sergio Moro pode herdar a máquina de propaganda digital de Jair Bolsonaro. “Moro é o que o eleitor tinha em mente quando votou em Bolsonaro. A dúvida é quanto do eleitorado ainda quer um produto assim. Mas o bolsonarismo já fez o trabalho de organizar esse eleitorado numa rede pronta para ser usada”, diz o colunista.

TOUR
Como adiantado pelo blog, Sergio Moro estará em Recife em 5 de dezembro. O ex-juiz faz uma viagem ao Nordeste para divulgar o lançamento de seu livro “Contra o sistema da Corrupção”.
BATISMO DE FOGO
A ida ao principal reduto eleitoral de Lula deve ser um batismo de fogo para Moro. O ex-juiz tem dito que pretende apresentar propostas “sob medida para a região”.
LIVRO
Lançada esse mês pela editora Todavia, a biografia “João Cabral de Melo Neto – Uma Biografia” de Ivan Marques não julga o poeta. Mas também não oculta sua contradições: filho da casa-grande apreciador do comunismo, poeta de personalidade arrogante, com versos doces.
DIFICULDADE
Entre as dificuldades que Marques encontrou para traçar o aprofundado perfil do escritor está a escassa bibliografia. Por isso, para reconstituir suas raízes em Pernambuco, o biógrafo recorreu a jornais do começo do século passado e muitas entrevistas em que o tímido escritor, se tornava mais aberto.
FOTO DO DIA:
