Do Migalhas – Durante toda a segunda quinzena de novembro, foram realizadas as eleições da OAB em todos os Estados brasileiros. A agenda fechou ontem, 2, com a realização do pleito em Roraima. Dos 27, 12 candidatos disputaram a reeleição (AC, AP, CE, DF, ES, PI, RN, RJ, RR, SE, SP, TO) e 15 entraram na disputa pelo primeiro mandato no cargo. Em 15 Estados, as mulheres disputaram eleições como candidatas a presidente, cinco foram eleitas (SP, PR, SC, BA, MT)
Veja alguns destaques dos eleitos.
SP: Patricia Vanzolini – A primeira Mulher da OAB/SP
Em 89 anos de história, Patrícia foi a primeira mulher eleita presidente da OAB/SP. Numa acirrada disputa com o atual presidente, Caio Augusto, e outros três candidatos, consagrou-se vitoriosa com 36% dos votos válidos.
A vitória foi muito comemorada em todo o país, pelo surgimento de uma forte representação feminina na instituição.
Patricia é paulista, 49 anos, advogada criminalista, mestre e doutora em Direito. Professora de Direito na Mackenzie e Curso do Damásio Educacional. Eleita para o primeiro mandato como presidente da OAB/SP (2022-2024). Foi vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas. É autora de diversos livros.
AP: Auriney Brito – O Presidente reeleito com maior expressividade
Considerando as dificuldades naturais de qualquer processo de reeleição, somado aos desafios da pandemia, crises e dificuldades regionais gravíssimas como apagões, enchentes etc, chamou atenção o resultado no Amapá pela expressividade da vitória. Com quase 80% dos votos válidos, essa já pode ser registrada como a mais larga vitória da história da OAB do Amapá e a maior do país nesse processo eleitoral de 2021 entre os presidentes reeleitos. Consolidando-o como referência nacional de liderança institucional.
Auriney Brito, é amapaense, 39 anos, cor parda descendente indígena da etnia Karipuna, advogado criminalista, Mestre e doutorando em Direito. Foi reeleito para o 3° mandato na instituição. Foi vice-presidente (2016-2019), presidente (2019-2021), agora reeleito para a gestão 2022-2024, além de já ter exercido outras funções institucionais em âmbito local e nacional na Escola Superior de Advocacia. É professor e autor de diversos livros.
AM: Jean Cleuter – O presidente eleito com maior vantagem de votos em 2021
Em Manaus, a votação ocorreu na arena da Amazônia e terminou com a vitória mais expressiva do processo eleitoral da OAB em 2021. Com apoio do atual presidente Marco Aurélio Choy e do Secretário-Geral Nacional Beto Simonetti, a Chapa OAB Unida venceu com 81% dos votos. Foram 3.068 votos para a chapa OAB Unida, contra 692 votos da chapa de Oposição que se apresentou como conservadora, aliada do presidente Jair Bolsonaro e contra os movimentos de inclusão das cotas raciais e paridade de Gênero na instituição.
Jean Cleuter Simões Mendonça é amazonense, 52 anos, Cor Branca Advogado Tributarista, mestrando em Direito Tributário. Foi eleito para o Primeiro mandato como Presidente da OAB/AM. Em 2013 exerceu mandato de Conselheiro Federal da OAB, tendo Presidido da Comissão Nacional de Direito Tributário. É professor de Direito Processual Civil desde 2005.
Eleições digitais
DF, MA, SC, PR e RS lançaram-se ao “projeto piloto” para implementar eleições online. Dessa forma, as Seccionais proporcionaram a milhares de advogados a possibilidade de votação dentro seus escritórios, casas ou de qualquer outro lugar.
Antes de os pleitos começarem, Migalhas fez uma reportagem contando como seria a votação. No DF, por exemplo, o advogado poderia votar de forma online por meio da certificação digital ou senha de acesso. Relembre aqui.
O pleito virtual foi um sucesso: 165 mil advogados participaram. De acordo com Caroline Fortunato, advogada e diretora executiva da Webvoto (empresa responsável pelas eleições online), o plano para 2024 é que os 27 entes federados tenham eleições online: “a classe já está madura o suficiente para aceitar e aderir a esse modelo”.
Uma das eleições mais acirradas na história da OAB- PE vai parar na Justiça

O pedido da chapa de oposição, de Almir Reis, derrotado no pleito do dia 16 de novembro passado, foi apresentado na Justiça nesta quarta-feira, sem alarde. O juiz sorteado deu prazo de cinco dias para OAB se manifestar.
Antes, o grupo de oposição havia entrado com uma medida no âmbito administrativo, mas que não chegou a ser analisada porque a comissão eleitoral da OAB declarou Fernando Ribeiro Lins como vencedor, tornando a iniciativa sem objeto.
Confira os eleitos de todos os Estados.
ESTADO AC
PRESIDENTE Rodrigo Aiache Cordeiro
ESTADO AL
PRESIDENTE Vagner Paes
ESTADO AP
PRESIDENTE Auriney Uchôa de Brito
ESTADO AM
PRESIDENTE Jean Cleuter Simões Mendonça
ESTADO BA
PRESIDENTE Daniela Borges
ESTADO CE
PRESIDENTE Erinaldo Dantas
ESTADO DF
PRESIDENTE Délio Fortes Lins e Silva Júnior
ESTADO ES
PRESIDENTE José Carlos Rizk Filho
ESTADO GO
PRESIDENTE Rafael Lara Martins
ESTADO MA
PRESIDENTE Kaio Vyctor Saraiva
ESTADO MT
PRESIDENTE Gisela Cardoso
ESTADO MS
PRESIDENTE Bitto Pereira
ESTADO MG
PRESIDENTE Sérgio Leonardo
ESTADO PA
PRESIDENTE Eduardo Imbiriba de Castro
ESTADO PB
PRESIDENTE Harrison Targino
ESTADO PR
PRESIDENTE Marilena Indira Winter
ESTADO PE
PRESIDENTE Fernando Jardim Ribeiro Lins
ESTADO PI
PRESIDENTE Celso Barros Coelho Neto
ESTADO RJ
PRESIDENTE Luciano Bandeira
ESTADO RN
PRESIDENTE Aldo de Medeiros Lima Filho
ESTADO RS
PRESIDENTE Leonardo Lamachia
ESTADO RO
PRESIDENTE Márcio Melo Nogueira
ESTADO RR
PRESIDENTE Ednaldo Vidal
ESTADO SC
PRESIDENTE Cláudia da Silva Prudêncio
ESTADO SP
PRESIDENTE Patricia Vanzolini
ESTADO SE
PRESIDENTE Danniel Alves Costa
ESTADO TO
PRESIDENTE Gedeon Batista Pitaluga Junior







