Por Ricardo Antunes — O presidente Jair Bolsonaro (PL) está irritado com a intensa campanha que o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB), tem realizado nos bastidores, para ser indicado a uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).
FBC chegou a distribuir a parlamentares cartas pedindo votos e até um dossiê com certidões negativas de antecedentes criminais e de “nada consta” do TCU e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Os atos fizeram o presidente repetir a sua equipe que não quer saber de ninguém do governo interferindo na eleição do novo ministro do TCU, já que a indicação é do Senado.
A previsão é de que senadores escolham o indicado ao TCU na próxima terça-feira (14). Além de Bezerra, disputam a cadeira os senadores Antonio Anastasia (PSD) e Kátia Abreu (PP).
SEGURANÇA
O ataque cibernético que pode ter apagado 50 tb de informação do Ministério da Saúde não foi o primeiro sofrido pelo estado brasileiro nem será o último. Mas a frequência de ataques levanta um alerta para a importância de investimentos em ciber-segurança.

ALERTAS
Em fevereiro, o sistema do Ministério foi invadido por um “hacker do bem”, com o intuito de informar os problemas na plataforma.
BRAVATA
No mesmo mês, o invasor chegou a compartilhar a mensagem “Este site está um lixo” como um sinal de alerta. Se não se mexer, o governo terá que lidar com problemas bem maiores do que bravatas.
ATAQUES
Mas outros tipos de ataques também preocupam os brasileiros. Nesse caso, os contra a democracia. Mensagens interceptadas pela PF indicam que o guru bolsonarista Olavo de Carvalho teve papel preponderante nos atos antidemocráticos contra o Supremo.

INTERCEPTAÇÃO
Em diálogos interceptados do telefone de Sara Winter, a ativista afirma que Olavo fez “solicitações sérias e até arriscadas”, contra ministros do STF e o então presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O intuito era “botar medo, humilhar, desmoralizar”, diz a líder do grupo de manifestantes conhecidos como “300 do Brasil”.
MANIFESTAÇÃO
Falando em manifestação, uma multidão de 250 mil pessoas lotou a histórica Plaza de Mayo, em frente à Casa Rosada, na Argentina, para acompanhar a “Festa pela Democracia”, que comemora os 38 anos do fim da ditadura militar na Argentina e o Dia Mundial dos Direitos Humanos.
PRESENTES
O ato foi marcado pela presença do ex-presidente Lula, do presidente argentino Alberto Fernandez, da vice Cristina Kirschner e de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai.

CANDIDATO
Tarcísio de Freitas garantiu a pessoas próximas que sairá mesmo candidato ao governo de São Paulo no ano que vem, como quer Jair Bolsonaro.
DECISÃO
Além da pressão do presidente e do apelo de bolsonaristas, pesou na decisão do ministro da Infraestrutura, de acordo com aliados, um recado do Planalto de que ele não contaria com o empenho de Bolsonaro, caso decidisse concorrer ao Senado por GO, RJ ou DF.
TRADIÇÃO
O Natal das Tradições 2021 acontece neste sábado (11), até o dia 31 de dezembro, em 12 cidades de Pernambuco. A iniciativa da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), tem o objetivo de apoiar as tradições da cultura popular para a comemoração do Natal.
ATRAÇÕES
Entre as atrações, estão apresentações de reisado, pastoris, coco, cavalo marinho, bacamarteiros, cirandas, mamulengos e bois.
FOTO DO DIA:








