Por Ricardo Antunes
A manchete está aqui à guisa da boa provocação, claro. Fernando Castilho, 20 anos no comando da coluna “JC Negócios”, é o mais importante colunista de economia da região, o que não é nenhuma novidade. O que falta dizer é que ele é, também, e por puro talento, o maior texto da política do Nordeste.
Castilho, mesmo depois de tanto tempo de coluna, conserva o faro de bom repórter, o rigor na apuração e, com um texto leve e crítico, nos mostra o xadrez da política quando se “aventura” – e deveria fazê-lo mais – a escrever no blog do Jamildo, ou em seu próprio espaço.
Ele ensinou toda uma geração que veio antes dele, a gostar de economia – repórteres políticos como eu, detestavam isso no começo da profissão. E a aprender que, sem “ela”, não existe nenhuma possibilidade de discorrer sobre cenários futuros, pois a política e a economia andam de mãos juntas e respiram o mesmo ar.
O colunista só é “chato” na foto, ou se algum “maluco” quiser lhe passar alguma informação por telefone depois das 17h, quando ele se prepara para fechar sua coluna.
São 43 anos de bom jornalismo, apontando caminhos, antecipando boas notícias e colocando em debate alternativas e distorções do mercado privado e de nossos governantes.
Tão discreto quanto talentoso, ele vai nos brindando diariamente, com uma das poucas colunas obrigatórias no jornalismo impresso pernambucano.
Vida longa, Fernando.







