Exclusivo, Por Ricardo Antunes — Não existe mais dúvidas. O candidato a governador pela Frente Popular será mesmo o deputado federal Danilo Cabral (PSB). A informação do colunista Lauro Jardim foi confirmada pelo nosso Blog. Danilo tem experiência administrativa. Foi secretário da Administração da Prefeitura do Recife no primeiro mandato de João Paulo e secretário estadual com Eduardo Campos.
Mas seu perfil mais característico é político. É filho de político (seu pai, Adalberto Farias, foi deputado estadual e presidente do Tribunal de Contas do Estado), vereador do Recife e está no terceiro mandato consecutivo de deputado federal pelo PSB. Importantíssimo: é ficha limpa.
De temperamento leve, brincalhão, simpático no trato pessoal, transita muito bem dentro do próprio partido e entre os aliados e adversários políticos. É torcedor do Náutico, desses de ir ao estádio, discutir futebol e tirar onda com torcedores de outros times.
É da cozinha do PSB liderado por Eduardo Campos. Poderia ter sido o candidato ao Governo do Estado em 2014, perdeu a indicação para Paulo Câmara e soube aceitar a escolha de Eduardo. Integrou-se plenamente à campanha, sem reclamar de nada nem fazer cara feia pra ninguém.
O tempo trabalhou a favor de Danilo Cabral.
Resta saber agora como Humberto Costa reagirá à definição de Paulo Câmara. O PSB espera que ele retire a própria candidatura a governador e passe a trabalhar pelo fortalecimento da Frente Popular. O senador sabe muito bem como é importante eleitoralmente a união do PSB e do PT em Pernambuco. Ele foi eleito assim em 2018.