Com informações de O Globo
“O avião tá de parabéns”, disparou o músico pernambucano João do Pife há 22 anos para aeromoça de voo que vinha do Canadá para o Brasil com o artista entre os passageiros.
Espontânea e espirituosa, a tirada aérea deste artesão e tocador de pífanos está eternizada no título do documentário O avião tá de parabéns, cujo roteiro está focado no encontro de João do Pife com o músico fluminense Egberto Gismonti.
Inédito, o filme está programado para ser exibido em 30 de janeiro em canal de TV, mas será apresentado às 18h deste domingo, 24 de novembro, em sessão inserida na agenda da edição paulista do Mimo Festival 2019.

A direção do longa-metragem é de Geraldinho Magalhães e do documentarista Nilton Pereira. Geraldinho plantou a semente do filme em 1997 ao convidar Egberto Gismonti e João do Pife para se apresentarem em evento no Canadá intitulado O espírito de Villa-Lobos.
Os músicos não tocaram juntos na ocasião, mas se entrosaram nos bastidores. O que motivou Magalhães a promover vinte anos depois, em 2017, o reencontro de Gismonti com Pife. Desta vez, com direito a apresentações conjuntas dos músicos em Caruaru (PE) – terra natal do tocador de Pífanos – e Recife (PE).
Números desses dois shows de Egberto com a Banda de Pífanos Dois Irmãos, grupo de João, são entremeados no roteiro do filme O avião tá de parabéns com descontraídos takes de ensaios e com imagens das visitas dos artistas à Feira de Caruaru e a um centro local de artesanato dessa turística cidade de Pernambuco.