De Crusoé – O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques e seu chefe de gabinete, Carlos Eduardo Dutra Guilherme, viajaram a Las Vegas, nos Estados Unidos, para participar do Shot Show 2022.
Trata-se de uma exposição voltada, principalmente, ao setor de tiro esportivo, segundo descrição dos organizadores no site do evento. A programação prevê mostras de equipamentos como armas, munições e coletes balísticos, além de palestras com especialistas em segurança pública.

O Shot Show começa nesta terça-feira, 18, e se estende até a próxima sexta-feira. A viagem de Silvinei e Carlos Eduardo, no entanto, começou anteontem e vai até o próximo domingo, 23, segundo Portaria publicada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Márcio Nunes de Oliveira.
Crusoé questionou a PRF sobre o custo da viagem. A instituição respondeu a reportagem, mas não informou os dados pedidos. Ainda assim, regras previstas em lei dão uma projeção dos gastos.
De acordo com dois decretos em vigência, numa viagem aos Estados Unidos, o diretor-geral da PRF deve receber 460 dólares por dia de ajuda de custo para locomoção, hospedagem e alimentação. Um servidor do nível hierárquico de Carlos Eduardo, por sua vez, embolsa 390 dólares por dia.
Com o dólar a 5,54 reais, conforme valor cotado nesta segunda-feira, as diárias dos dois custarão cerca de 37,6 mil reais aos cofres públicos, levando-se em consideração os oito dias de viagem.

Em relação às passagens, a PRF não respondeu o valor dos tíquetes, mas assegurou que Silvinei e Carlos viajaram na classe econômica, embora o diretor-geral da instituição pudesse embarcar na classe executiva, graças a um decreto recém-editado por Jair Bolsonaro.
“A passagem foi adquirida em classe econômica, demonstrando assim atendimento ao princípio da economicidade, um dos princípios basilares da administração pública“, diz a nota.
De acordo com a PRF, Silvinei foi convidado a participar do Shot Show 2022 pelo Cônsul-Geral do Consulado-Geral dos Estados Unidos, em um movimento inédito. Para a corporação, o aceno “demonstra o crescimento, visibilidade e importância institucional da PRF dentro do cenário da segurança pública e na relevância dos serviços prestados para a sociedade brasileira“.
“A Polícia Rodoviária Federal almeja atualizar-se e fornecer soluções e tecnologias que possam atender às necessidades da instituição no cumprimento de sua missão. Dessa forma, concluímos que o evento é de extrema importância para a PRF, tendo em vista a oportunidade de crescimento profissional, bem como de interação com autoridades policiais de outros países“, completou.







